Começa, domingo, dia 12, o Vestibular de Inverno da Universidade Estadual de Maringá com aplicação da prova de Conhecimentos Gerais. São esperados 23.031 candidatos, um número recorde de inscritos. A maioria (54,78%) é do sexo feminino e 63,4% têm entre 17 e 18 anos de idade. Entre os vestibulandos, 25,6% residem em Maringá; 27,3% em cidades da região Noroeste do Paraná e 16,9% em outras regiões do Estado.  Fora do Paraná, a maior parte dos candidatos vem de São Paulo (23,7%). Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 9, pela Comissão Central do Vestibular Unificado, órgão responsável pela realização do concurso, e fazem parte questionário socieducacional respondido pela totalidade dos inscritos. 

Para este Vestibular estão em disputa 1.542 vagas, entre as quais 304 foram reservadas para o Sistema de Cotas Sociais. São 3.126 candidatos inscritos através deste sistema. O curso mais disputado é Medicina com 267,4 candidatos por vaga, não incluindo os inscritos pelo Sistema de Cotas, pelo qual a concorrência é de 91,8 candidatos por vaga.

 Em Maringá, os candidatos farão prova no câmpus da UEM e nas sedes do Cesumar, PUC, Uningá, Unifamma, Colégio Gastão Vidigal e Colégio Marista. Em Cianorte, Goioerê e Cidade Gaúcha as provas serão aplicadas nos próprios câmpus da UEM. Em Umuarama, o concurso será realizado na sede da Unipar. Em Paranavaí também serão aplicadas provas na Unipar; em Apucarana na Fecea; e em Campo Mourão na Fecilcam.

 O acesso às salas será aberto às 8h30 e fechado às 8h50. Depois disso, a entrada não será mais permitida. O vestibulando que ainda não sabe onde irá realizar a prova pode consultar o Menu do Candidato disponível no site www.vestibular.uem.br. É preciso informar número de inscrição e senha. Caso tenha perdido esses dados, é só entrar em contato com a CVU pelo telefone 44 3261-4450.

Afim de evitar atropelos, a Comissão organizadora do Vestibular aconselha os candidatos a conhecerem seus locais de prova com antecedência. No dia do concurso, ele deve apresentar o original do documento com foto e precisa levar lápis, borracha e caneta azul ou preta escrita grossa, de tubo transparente. Não será permitido o uso de relógio de pulso, celular, calculadora, MP3 e equipamentos similares.

Para as orientações finais, a CVU realiza um plantão de atendimento no Bloco 28, no sábado, dia 11, das 8 às 11h40 e das 13h30 às 17 horas. Outras informações pelo fone 3261-4450, site www.vestibular.uem.