Em ofício entregue ao reitor da UEM em exercício, Mário de Azevedo, o superintendente do hospital universitário, José Carlos Amador, solicitou, hoje (29), a convocação do Conselho de Integração Universidade/Comunidade, para que debata acerca da emenda de bancada federal em prol do HU. Azevedo disse que serão empossados os indicados para o Conselho e que em agosto possivelmente haverá a convocação solicitada.

O Conselho foi criado em função das alterações no Estatuto da Universidade e vai funcionar como órgão consultivo e propositivo. É composto, entre outros, pelo reitor (presidente); vice-reitor; ex-reitores; ex-vice-reitores; e representantes indicados por diversos segmentos da sociedade, como o governo do Estado do Paraná, a Assembléia Legislativa, Poder Executivo Municipal, Câmara Municipal, Poder Judiciário, Ministério Público, Comunidade Científica, Sociedade Rural e a Associação Comercial e Industrial de Maringá.

Proposta pelo deputado Ricardo Barros, vice-líder do governo na Câmara Federal, a emenda de bancada permitirá que a UEM possa terminar o hospital conforme prevê seu Plano Diretor, elaborado há 20 anos.

Num encontro realizado no dia 19 de junho, na UEM, o hospital solicitou R$ 39 milhões aos deputados federais paranaenses. A idéia é que os recursos sejam conseguidos por meio da emenda cuja fonte seria o Tesouro Nacional. Para tanto, os parlamentares precisam decidir, em setembro, se de fato irão incluir, no orçamento da União, a emenda para a obtenção da verba requerida.

Para o superintendente do hospital, que estava acompanhado do assessor de imprensa do HU, Paulo Pupim, o conselho seria muito importante para ajudar o hospital nesta causa, já que uma de suas principais atribuições é propor ações conjuntas de interesse da Universidade e sociedade, visando ao desenvolvimento educacional, científico, tecnológico, econômico, social, artístico e cultural para a região.