Décio Sperandio (segundo da direita para a esquerda) na ItáliaO embaixador José Viegas Filho recebeu, nesta segunda-feira (22), a comitiva com 14 integrantes da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), entre os quais, o reitor da UEM, Décio Sperandio, na embaixada do Brasil em Roma, na Itália. Na oportunidade, o chefe da delegação e presidente da Abruem, reitor João Carlos Gomes, fez a entrega de uma placa de agradecimento ao embaixador pela receptividade e pelo trabalho desenvolvido naquele país.

A programação da delegação da Abruem inclui visitas técnicas a 12 instituições de ensino superior da Itália, começando em Roma, no dia 23, na universidade La Sapienza; dia 24 nas universidades TorVergata, Roma Tre e IUSM; dia 25 pela manhã, a visita será no Instituto Ítalo Latino Americano. No período da tarde, a delegação participa da Assembléia da Conferência dos Reitores das Universidades Italianas (CRUI), que reúne reitores das diversas universidades italianas que debatem o ensino superior no país, a exemplo da Abruem, no Brasil.

As visitas seguem, prestigiando as universidades Della Tuscia (Viterbo) na manhã do dia 26 e a de Firenze à tarde e, no dia 27 de junho, em Firenze.  Na cidade de Bolonha, as instituições visitadas serão a de Parma (29), de Modena e de Bolonha (30). Em Pisa, o encontro com o reitor da instituição está agendado para o dia 1º de julho. Torino será a próxima cidade com visita marcada no Politécnico de Torino, dia 2 de julho.  A comitiva segue para Milano para visita ao Politécnico de Milano, no câmpus Leonardo (3) e câmpus Bovisa, no dia 4 de julho, quando encerram as visitas ao país.

Participam da comitiva, além do presidente da Abruem, João Carlos Gomes, e de Décio Sperandio (UEM), os reitores Antonio Joaquim Bastos da Silva (UESC), Vitor Hugo Zanette (Unicentro), Alcibiades Luiz Orlando (Unioeste), Antônio Heronaldo de Sousa (Udesc), Ricardo Vieiralves de Castro (Uerj), Abel Rebouças São José (Uesb), Carlos Eduardo Gonçalves (UEA), e também, Antonio Alpendre da Silva (Apiesp), Mônica de Moura Pires (Uesc), a professora Marisa Aparecida Bismara Regitano D’Arce (USP), Jairo Queiroz Pacheco (Seti), Carlos Roberto Ferreira (Abruem).

Texto Neusa Santos de Souza