Duas acadêmicas do curso de Psicologia da UEM venceram a oitava edição do Concurso Nacional de Monografias sobre Drogas, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), vinculada ao Governo Federal. As acadêmicas, Isabela Molina Fernandes Silva e Andressa Fernanda Augustin, concorreram com um trabalho sobre Síndrome Fetal Alcoólica. 

Através de pesquisa em publicações e periódicos científicos, elas questionaram a falta de dados relativos às gestantes que consomem álcool e os efeitos causados nos filhos. “Sabe-se que problemas de hiperatividade, de atraso no desenvolvimento físico, de dificuldades de aprendizagem, entre outros, podem ter origem justamente na ingestão de bebida alcoólicas durante o período gestacional”, aponta Isabela Silva. “No entanto, não encontramos estudos que relacionam esses dois fatores”, completa ela.

“Indagamos se o profissional de saúde está preparado para esse diagnóstico, bem como as dificuldades de abordagem às gestantes, que podem não revelar o consumo de álcool “, explica Andressa Augustin.

O trabalho teve orientação da professora Maricelma Bregola, do Departamento de Psicologia. As acadêmicas integram o Projeto de Atenção ao Dependente Químico (Padeq), coordenado pela professora.

A participação no concurso rendeu um prêmio de R$ 6 mil para as duas vencedoras. A solenidade de premiação será no dia 23 deste mês, em Brasília, durante a 11ª Semana Nacional Antidrogas.

 Essa edição do concurso foi realizado numa parceria entre a Senad e o Centro de Integração Empresa-Escola. O objetivo foi incentivar a reflexão e a discussão sobre a questão das drogas, com foco específico no tema “bebidas alcoólicas”.