UEM trabalhará com Sistema de Automação de Vinícola /Foto: www.paginarural.com.brA Universidade Estadual de Maringá, por meio do Departamento de Informática, participa da rede de pesquisas Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Sistemas Embarcados Críticos. A rede é formada por universidades estaduais paulistas e de outros Estados, instituições federais, agências de fomento e centros de pesquisa de todo o Brasil. A missão do INCT-SEC é agregar habilidades, competências e infra-estrutura necessárias para o desenvolvimento de sistemas embarcados críticos, com ênfase para veículos autônomos móveis, de forma a capacitar a academia e a indústria brasileira no ensino, treinamento, pesquisa e desenvolvimento científico-tecnológicos em aplicações de relevância e de alto impacto econômico-social em áreas estratégicas do País, a exemplo de aplicações na agricultura, segurança e defesa nacional, aviação e meio ambiente.

Os sistemas embarcados críticos são soluções de softwares embutidas no equipamentos, desde eletrodomésticos até aviões. O grupo da UEM é formado pelos professores Itana Maria de Souza Gimenes, Luciana Fondazzi Martimiano, João Ângelo Martini e Elvio João Leonardo. Para auxiliá-los, serão contratados três bolsistas de iniciação científica e um bolsista DTI-III. O grupo participará de ações em nas áreas de sistemas embarcados, engenharia de software, segurança, de Sistema de Automação de Vinícola (SAV), Veículos Aéreos Não Tripulados (Vant), entre outras. Outras informações no Departamento de Informática, fone 3261-4324.