Com a participação de palestrantes do Brasil, Rússia, Cuba, México, Argentina e Arábia Saudita, começa, nesta terça-feira (26), no Centro de Eventos Araucária, em Maringá, o 4º Congresso Internacional de Psicologia (CIPSI) e a X Semana de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá.

Dentre os vários assuntos em pauta estão a hiperatividade, o sucesso e fracasso escolares e a saúde mental. O evento, que prosseguirá até a sexta-feira (29), reunindo cerca de 1.200 inscritos, de vários Estados brasileiros, tem como tema “Conhecimento e saúde mental: compromisso com o desenvolvimento humano”. O evento também irá comemorar os 30 anos do curso de Psicologia da UEM.

Além de 6 conferências, 24 mesas-redondas, 16 minicursos e 4 simpósios, o IV CIPSI terá a apresentação de mais de 500 trabalhos, resultantes de pesquisas científicas e da prática no campo da psicologia, educação, ciências sociais, ciências humanas, e de outras áreas. Os trabalhos serão apresentados em forma de pôsteres e comunicações orais.

Embora as atividades do Congresso sejam iniciadas nesta terça-feira, a abertura oficial será realizada na quarta-feira (27), às 8 horas, no Centro de Eventos Araucária. Após a cerimônia de abertura, o pesquisador Marco Eduardo Murueta Reys, da Universidade do México, fará palestra sobre o tema “Psicologia e projeto de humanidade”.

Com este evento, o Departamento de Psicologia da UEM, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia, o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes e a UEM, realizadores do Congresso, querem contribuir para o debate e a divulgação do pensamento científico.

Além do site www.cipsi.uem.br, os interessados também poderão obter mais informações pelos telefones (44) 3261-3871 e 3261-4291, no Departamento de Psicologia da UEM.