Ampliando perspectivas é o tema central do III Simpósio de Engenharia Química, que começou hoje de manhã (25) e prossegue até sexta-feira na Universidade Estadual de Maringá. Durante a solenidade de abertura, a pró-reitora de Ensino, Ednéia Rossi, destacou a importância do ensino, de se valorizar o ensino no tripé que norteia a Universidade (ensino, pesquisa e extensão) e de eventos como este que aproximam acadêmicos da realidade do mercado de trabalho.

O diretor-adjunto do Centro de Tecnologia, José Márcio Peluso, também elogiou a iniciativa dos organizadores pela oportunidade disponibilizada aos acadêmicos de formação complementar por meio de palestras e minicursos. Parabenizou os alunos pela participação em massa em todas as edições do simpósio. Peluso lembrou aos mais de 300 participantes que eles não podem perder oportunidades na vida.

O chefe do Departamento de Engenharia Química, Nehemias Curvelo Pereira, ressaltou que “pesquisadores e administradores devem atuar com muita sabedoria, preocupados com o ensino e com a pesquisa, e devem estar em constante interação com a comunidade, pois as questões tecnológicas, econômicas, ambientais, sociológicas e políticas ultrapassam fronteiras e afetam a todos nós. Num mundo de rápidas mudanças, necessitamos desenvolver novas habilidades que sejam suficientes para permitir a todos acompanhar as transformações que a sociedade está passando. A capacidade para trabalhar e se comunicar com diferentes pessoas é uma parte essencial ao comportamento do homem, incluindo aqui o respeito pela diferenças de opiniões”.

A coordenadora do evento, Onélia dos Santos, recepcionou os presentes e falou sobre os objetivos do simpósio, entre eles, o de proporcionar aos participantes a aproximação com a realidade profissional por meio de palestras, minicursos e apresentação de trabalhos de alunos de graduação e pós-graduação.

Na programação, palestras sobre o perfil do profissional no mercado de trabalho de petróleo, Engenharia Genômica, atuação do Engenheiro Químico na Milenia Agrociências, polímeros, entre outros temas; além de apresentação de trabalhos e minicursos. As atividades estão sendo realizadas no bloco C-67.

O evento é promovido pelo Departamento de Engenharia Química (3261-4778), PET (3261-4421), Conseq (3261-4263), Caeq (3261-3875). Outras informações pelo e-mail seq@uem.br e site www.ctc.uem.br/seq/.