A Rádio UEM FM estreou, no último sábado, dia 16, o programa Zombilly no Rádio, apresentado pelo jornalista Andye Iore. Com formato inédito entre as emissoras de Maringá, o objetivo primordial do programa é divulgar bandas independentes e os trabalhos produzidos fora da linha mercadológica da mídia.

“Acompanho esta cultura deste os fins da década de 80. Sou ao mesmo tempo amante e curioso e sempre pensei em ter um programa que falasse exclusivamente sobre o tema”, revela Iore. O convite feito pela UEM FM, através do coordenador de Programação da Rádio, o também jornalista  Paulo Petrini, lhe caiu como uma luva.

Produzido com acervo de mais de 5 mil títulos entre discos de vinil, CDs e áudio de vídeos, muitos deles exclusivos do arquivo de Iore, o programa é organizado em blocos sobre gêneros como rockabilly, indie, sixties, eletrorock, punk rock, entre outros.


Valorizar bandas brasileiras, em especial maringaenses, também faz parte do formato do programa.  Dentre os diversos produtos musicais veiculados, Iore destaca as produções digitalizadas do demo tape (que são gravação musical demonstrativa amadora, feita em estúdio ou não, sem vínculo com gravadoras) de bandas de rock antigas de Maringá. O Zombilly ainda traz comentários e dicas sobre histórias em quadrinhos, cinema e agenda de shows locais.

 O primeiro programa, explica o jornalista, já mostrou o conceito pretendido. “Trouxemos para o estúdio da UEM FM a banda The Soundscapes, formada pelos irmãos Rodrigo e Rafael. Maringaenses de nascença, eles passaram uma temporada em Nova York onde gravaram o disco Freetyle family, e estão de volta ao Brasil. Outras bandas alternativas, como Velvet Underground, Tom Waits e The Cramps, também estiveram no programa”.

 Para a segunda edição do Zombilly no Rádio foi convidado o cartunista maringaense Lukas, que dentre uma infinidade de assuntos abordados, fala sobre seus gostos musicais. “Sem formalidade nenhuma, a entrevista mistura as tosquices da Zombilly com o Gonzo Jornalismo”, completa Iore.

 A festa de lançamento do programa está prevista para semana que vem. O local e a data ainda não foram definidos

O Zombilly no Rádio vai ao ar aos sábados, às 18 horas, com o trabalho técnico de Agnaldo Cavalhero.

Outras informações no site  http://www.zombilly.blogspot.com/