A UEM está entre as melhores universidades no Webometrics. No Paraná é a segunda colocada; no Brasil, ocupa a 27ª colocação; na América Latina, a 65ª classificação, e é a 1415ª posição, entre 15 mil instituições do mundo. O Webometrics é um indicador que mede o impacto dos trabalhos científicos na web, o tamanho (número de páginas recuperadas por quatro sites de busca), a visibilidade das páginas das instituições (número de acessos externos), os arquivos ricos (após avaliação da relevância da atividade acadêmica e de publicações, é considerado o volume de diferentes formatos de arquivos) e Google Scholar (número de publicações e citações). É feito em janeiro e julho.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Nilson Evelázio de Souza, comemora a boa classificação da UEM e diz que a posição deve ser melhorada na medida em que a UEM tem buscado colocar mais dissertações, teses e trabalhos na rede. “Quanto mais arquivos, mais visitas e mais visibilidade”. Souza aponta que outro passo para melhorar a classificação é investir na página da UEM, inserindo o conteúdo em inglês e espanhol.

Entre as 50 melhores, 43 são norte-americanas. A Universidade de São Paulo foi a primeira colocada brasileira, a segunda na América Latina e a 87º no mundo. A Universidade Federal do Paraná ocupa a 10ª posição no Brasil, a 17ª na AL e a 601ª no mundo. A classificação pode ser vista no site http://www.webometrics.info/rank_by_country.asp?country=br.