A UEM debaterá questões ligadas à prevenção de acidentes de trabalho em Maringá, de 11 a 15 deste mês, no anfiteatro Ney Marques e nos setores. A XIX Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) terá como tema central Prevenção se Faz com Educação.

A solenidade de abertura está marcada para as 8 horas de segunda-feira (11). No primeiro dia do evento, estão previstas ainda atividade cultural, feira de saúde, palestras Doenças Sexualmente Transmissíveis e Educação Ambiental, além do lançamento do Mapa de Risco. Segundo a psicóloga Clisalva Gomes da Silva, é a primeira vez na história da UEM em que é realizado um mapa de risco, que faz um levantamento de riscos físicos, biológicos, químicos, ergonômicos e de acidentes. O documento também apresenta sugestões para minimizar os riscos. Nesta primeira etapa, foi feito o levantamento do Anexo P-2 e está em andamento parte do Câmpus de Umuarama. Ainda este ano, deve ser feito o do Laboratório de Água do Departamento de Química.

Nos dias 12, 13 e 14, serão oferecidos vários minicursos. No dia 15, estão previstos o Show da Química, as palestras Reeducação Alimentar, Ginástica Laboral, Tabagismo e Alcoolismo e mais dois minicursos. Os temas dos cursos abrangem desde Relacionamento Interpessoal, Ético e Assertivo até Gerenciamento de Resíduos. Abordam também Segurança e Manutenção da Área Verde do Câmpus; Procedimento de Ordenha Higiênica; Ergonomia; Prevenção de Doenças Causadas por Movimentos Repetitivos; Riscos Ergonômicos; EPI e EPC – treinamento; Prevenção de Intoxicações por Uso de Agrotóxicos; Economia Doméstica; Saúde Mental; Profilaxia da Fala; Risco de Doenças Ocupacionais; Ética no Transporte de Passageiros; NR 32 e NR 10.

As inscrições para as palestras devem ser feitas nos dias e locais em que se realizam; e para os minicursos, os servidores devem solicitar pelo setor de lotação e por meio de requerimento à Cipa e ao Sesmt. Os acadêmicos e a comunidade devem se inscrever por meio de requerimento nas secretarias dos câmpus.

O evento é organizado pela Cipa, PRH/DCT/Sesmt, Pró-Resíduos, PRH/DRH/TDE, PEC/DEX e ATC/HUM. Outras informações na Cipa, bloco 104, sala 2, fone 3261-4038.