Alunos do CAP têm monitoriasO Colégio de Aplicação Pedagógica da UEM repetiu o desempenho anterior e obteve a melhor colocação entre as instituições públicas de Maringá no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2008. De acordo com o resultado divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do Ministério da Educação, cinqüenta e sete alunos do colégio da UEM se inscreveram no Exame, dos quais 42 fizeram as provas. A média geral obtida foi 55,2. O resultado ficou um pouco abaixo do obtido na edição anterior do Enem, que foi de 59,4, ainda assim, o CAP é o primeiro colégio público que aparece na lista geral da cidade.

A diretora auxiliar do CAP, Alessandra Wibhy, acredita que o ranking é o retrato de uma política de resultados aplicada no colégio. Essa política engloba, segundo ela, a priorização do ensino do conteúdo e a exigência do estudo dentro e fora da escola. “Um diferencial importante do CAP são as monitorias oferecidas no contraturno escolar”, enfatiza a diretora.

Os monitores são alunos de diversos cursos de graduação da UEM. Alessandra Wibhy explica que são 15 monitores, cada um com 20 horas de dedicação. “Ou seja, são 300 horas de monitoria, que fazem toda a diferença”, atesta ela.    Mesmo assim, a diretora assistente reconhece que a colocação do CAP no Enem pode ser melhorada. “É preciso que seja feito um trabalho com os alunos para incentivar a participação tanto no Enem como do vestibular. Hoje, o CAP tem 65 alunos no terceiro ano do ensino médio, dos quais apenas 42 fizeram a prova.