O Observatório das Metrópoles da Universidade Estadual de Maringá (UEM) entregou, ontem (1º), no final da tarde, o Plano de Habitação de Interesse Social ao prefeito de Sarandi, Milton Martini. Estiveram presentes à solenidade o reitor Décio Sperandio; o vice-reitor Mario Luiz de Azevedo; as coordenadoras do Observatório, Celene Tonella, Ana Lúcia Rodrigues e Marivânia Araújo, além do gerente Regional de Pessoa Jurídica Pública da Caixa Econômica Federal, Luis Scramim.

A professora Celene Tonella explicou que o Governo Federal lançou, em 2007, o Sistema Nacional de Habitação, que consiste na distribuição de recursos do Ministério das Cidades para a elaboração de planos municipais de interesse social. Sarandi está entre as cidades contempladas para o recebimento de parte desta verba. Para traçar um Plano de Habitação para o município, a Prefeitura Municipal de Sarandi contratou a assessoria do Observatório das Metrópoles da UEM – Núcleo Região Metropolitana de Maringá. Para compor o Plano voltado à população de renda entre zero e três salários, foram realizadas quatro audiências públicas e diversas oficinas de trabalho.  Os dados levantados nestes encontros mostraram que o déficit habitacional em Sarandi gira em torno de 5.500 moradias.

Segundo a professora Ana Lúcia Rodrigues, a falta de investimento na área de habitação popular está defasada e não houve nenhum tipo de investimento em políticas públicas voltadas à habitação, que contemplasse as pessoas de baixa renda. “Isso resultou em um déficit de mais de 6 milhões de casas no Brasil, que devem ser construídas para atender a necessidades imediatas”.

O prefeito de Sarandi, Milton Martini, agradeceu à UEM e, em especial, as professoras do Observatório das Metrópoles e disse que teve uma “grata surpresa pela rapidez dos trabalhos realizados pela Universidade, que coloca Sarandi como a primeira cidade do Paraná apta a concorrer aos recursos federais destinados à habitação popular”. Martini disse, ainda, que esse trabalho é o exemplo de que o Poder Público não pode trabalhar isoladamente, e completou: “quem ganhou com essa parceria foi a população de Sarandi”.

Encerrando a solenidade de entrega do Plano de Habitação, o reitor Décio Sperandio destacou a importância de trabalhos voltados à comunidade, em especial, o realizado pelo Observatório das Metrópoles. “Trabalhos com este, resultado de uma parceria com Sarandi, mostram a importância da Universidade no cumprimento de sua missão social que é contribuir com o desenvolvimento da nossa região”.