A UEM debaterá questões ligadas à prevenção de acidentes de trabalho em Maringá e nas cidades onde tem câmpus regionais em abril e em maio. A tônica é que a prevenção se faz com educação. A XIX Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) será constituída de feira de saúde, palestras e minicursos.

Nos dias 15 e 16 de abril, a partir das 9 horas, as atividades serão desenvolvidas em Cidade Gaúcha. No dia 16, a partir das 8h30, será a vez de Cianorte. No dia 17, a partir das 8 horas, Umuarama recebe a programação. Nos dias 23 e 24 de abril, a partir das 8h30, a Sipat estará em Diamante do Norte e também em Goioerê.

Em Maringá, as atividades serão de 11 a 15 de maio, no anfiteatro Ney Marques e nos setores. A solenidade de abertura está marcada para as 8 horas do dia 11. No primeiro dia do evento, estão previstas ainda atividade cultural, feira de saúde, palestras Doenças Sexualmente Transmissíveis e Educação Ambiental, além do lançamento do Mapa de Risco.

Nos dias 12, 13 e 14 de maio, serão oferecidos os minicursos. No dia 15, estão previstos o Show da Química, as palestras Reeducação Alimentar, Ginástica Laboral, Tabagismo e Alcoolismo e mais dois minicursos.

As inscrições para as palestras devem ser feitas nos dias e locais em que se realizam; e para os minicursos, os servidores devem solicitar pelo setor de lotação e por meio de requerimento à Cipa e ao Sesmt. Os acadêmicos e a comunidade devem se inscrever por meio de requerimento nas secretarias dos câmpus.

O evento é organizado pela Cipa, PRH/DCT/Sesmt, Pró-Resíduos, PRH/DRH/TDE, PEC/DEX e ATC/HUM. Outras informações na Cipa, bloco 104, sala 2, fone 3261-4038.