Nesta sexta-feira, dia 27, a Eduem, Editora da Universidade Estadual de Maringá, promove o lançamento das suas mais recentes publicações. A solenidade será no segundo piso da nova ala da Biblioteca Central da UEM, com início às 19h30. O lançamento inclui 20 novos títulos, numa diversidade de temas e autores.

Na lista estão obras que retratam histórias, culturas e relações interculturais de populações indígenas, que debatem as políticas públicas educacionais, tratam de procedimentos defensivos no trânsito, discutem a aprendizagem e desenvolvimento de pessoas com deficiência auditiva, entre outros.

Também serão lançadas a Coleção Fundamentum de 2008 e edições das Revistas Acta Scientiarum de 2008.

Desde 1992, a Eduem publica livros e coleções científicos, técnicos e didáticos, com conteúdo produzido pela UEM ou através de colaboração e co-edição. Também publica e distribui a Revista Acta Scientiarum, que divulga a produção científica de pesquisadores que atuam dentro e fora da Universidade. Além da Coleção Fundamentum, composta por livros criados pelos docentes da UEM, com objetivo didático.

Até 2006, a Eduem era um Programa de Editoração ligado a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade. Naquele ano, ela passou a ser um órgão suplementar dentro da estrutura da UEM, conquistando mais autonomia, além da criação de uma estrutura física própria.

A mudança não só deu maior visibilidade à Editora, como abriu caminho para o seu crescimento natural, expresso em números de publicações. “Estamos registrando uma média crescente”, diz Marcos Cipriano, chefe da Divisão de Marketing da Editora. Segundo ele, em 2007, a Eduem publicou 16 títulos, no ano passado foram 27 e a previsão para este ano é publicar 30 novos livros.

O atual diretor da Editora é o professor Ivanor Nunes do Prado. Outras informações pelos fones 3261-4103 e 3261-4105.