A direção nacional do Programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, e os coordenadores das equipes responsáveis pela capacitação e acompanhamento do PST no Brasil estão reunidos na UEM, desde o início da manhã desta sexta-feira, para traçar o plano de trabalho para 2009.

A idéia principal do evento, aberto pelo secretário nacional de Esporte Educacional, Júlio Filgueira, é discutir o acompanhamento do Programa Segundo Tempo em nível de Brasil e encaminhar o processo de acompanhamento pedagógico para este ano. Filgueira ressaltou a importância da parceria do Ministério do Esporte com as universidades, incluindo a UEM. Segundo ele, esta parceria permitiu um salto de qualidade do PST.

De acordo com o secretário, que permanece no evento o dia todo desta sexta-feira (o encontro termina neste sábado à tarde), é preciso haver, em 2009, uma maior institucionalização da parceria do Ministério com as instituições de ensino superior e mais efetividade entre o trabalho desenvolvido pelas equipes colaboradoras e o Ministério.

O PST ocorre no contraturno das escolas e visa a desenvolver atividades esportivas, recreativas e de lazer com as crianças e adolescentes. São quase 5 mil núcleos do PST implantados no país. Ainda neste ano, a UEM deve implementar um na instituição.

O Programa Segundo Tempo é executado por meio de uma parceria entre o Ministério e instituições públicas e privadas. O Ministério financia as ações de recursos humanos e auxilia no trabalho de planejamento das atividades, enquanto que os parceiros colaboram na metodologia adotada e no acompanhamento e avaliação do PST.

Conforme o coordenador pedagógico nacional do PST, professor Amauri Bássoli de Oliveira, da UEM, os textos que deverão ser elaborados no encontro de Maringá servirão de base para orientar as equipes pedagógicas ao longo de 2009. Comandadas por professores de Educação Física de diversas universidades brasileiras, as equipes são responsáveis por capacitar os profissionais que trabalham com as crianças e adolescentes no PST e também são encarregadas de acompanhar e avaliar o Programa em cada núcleo espalhado pelo Brasil.

Além de Filgueira e Amauri de Oliveira, o encontro reúne, entre outras autoridades, a diretora da secretaria Nacional de Esporte Educacional, Gianna Perim; e a titular da Coordenadoria Geral de Acompanhamento Pedagógico e Administrativo do PST, Cláudia Bernardo.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas por meio do telefone (44) 3261-4315, no Departamento de Educação Física da UEM.