Zimmermmann, Sperandio, Romero Neto e CordoniA Universidade Estadual de Maringá e a Itaipu Binacional renovaram o convênio Monitoramento do Rendimento e da Socioeconomia da Pesca no Reservatório de Itaipu hoje de manhã (12), na Reitoria, no valor de R$ 576,7 mil, por prazo de 27 meses. Os representantes da hidrelétrica Matheus Romero Neto, gerente de Divisão de Reservatório, e João Antonio Cordoni, gerente do Departamento de Reservatório e Áreas Protegidas, destacaram a importância da parceria mantida há mais de 20 anos com a UEM. O reitor Décio Sperandio falou do pioneirismo da parceria, que faz parte da visão da instituição de ensino, pesquisa e extensão. Ressaltou também o alcance social do projeto e o espaço para os alunos atuarem.

Os representantes da Itaipu lembraram que o reservatório é um laboratório a céu aberto para alunos de graduação, mestrado e doutorado.  Disseram ainda que “esta parceria nos honra e o convênio extrapola a UEM e a Itaipu, beneficiando diretamente ou indiretamente cerca de 800 pescadores”. Além disso, citaram que os resultados são importantes para a comunidade acadêmica e para o setor elétrico. Relembraram que quando se fala de discussão de valores ambientais, a UEM está à frente.

Segundo a coordenadora administrativa do Nupélia, Maria Cláudia Zimmermmann, o convênio tem como objetivos monitorar as modalidades de pesca no reservatório de Itaipu (profissional e amadora), gerando dados sociais, econômicos e de rendimento da pesca, além de outros conhecimentos necessários à gestão e manejo sustentável dos recursos pesqueiros do reservatório, subsidiando medidas que visem ao seu uso múltiplo, especialmente a pesca.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv