O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Pereira Nunes, fará, nesta quarta-feira (26), às 20 horas, no hotel Deville, em Maringá, a palestra de abertura do III Seminário Nacional dos Observatório das Metrópoles e do I Seminário do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Pesquisadores de 13 núcleos do Observatório das Metrópoles no Brasil, que integram a rede nacional do setor, participarão do evento, que terá como tema Território, Coesão social e Governança Democrática. O encontro prosseguirá até sexta-feira (28).

Oito mesas-redondas, duas conferências, diversas apresentações de trabalho e várias oficinas farão parte da programação do seminário, abordando temas como metropolização, dinâmicas intrametropolitanas e o território nacional; governança urbana, cidadania e gestão das metrópoles; e desigualdade socioespacial.

Embora a abertura oficial será realizada à noite, as atividades do seminário terão início às 8h30 do dia 26. As inscrições poderão ser feitas por meio do site www.cch.uem.br/observatorio. As vagas são limitadas.

O evento é organizado pela UEM, por meio do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Departamento de Ciências Sociais (DCS), Observatório das Metrópoles/Núcleo Região Metropolitana de Maringá; e Observatório de Políticas Urbanas e Gestão Municipal. O apoio é do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Fundação Araucária, Maringá Covention & Visitors Bureau, Compubras Computadores e Periféricos e Sicoob Metropolitano – Maringá.

Outras informações podem ser obtidas através do site www.cch.uem.br/observatorio ou do telefone (44) 3261-4287.