A coordenadora da Pastoral do Idoso, Zilda Arns, ministra a conferência de abertura do Simpósio Maringaense de Gerontologia, que será realizado de 11 a 13 deste mês. A médica sanitarista falará sobre Cidadania e Qualidade de Vida do Idoso no Meio Urbano, que constitui o tema central do evento. A solenidade de abertura começa às 20 horas, no auditório do Luzamor.
O evento aglutina diversas entidades parceiras, que se reuniram para debater políticas públicas, ações sociais e propostas educativas que possam afetar positivamente a qualidade de vida da população idosa. Para a coordenadora, professora Regina Taam, essa união de forças é o grande diferencial do Simpósio, que tende a ser um marco para a cidade.
Entre os temas, serão enfocados A inclusão Social do Idoso numa Sociedade de Desigualdades; A Saúde da População Idosa; As Universidade Abertas à Terceira Idade (Unatis) e a Educação Não Formal do Adulto Idoso; Políticas Públicas para o Atendimento ao Idoso; O Papel e a Responsabilidade da Sociedade Civil no Atendimento ao Idoso; e O que é uma Cidade Amiga do Idoso?
As inscrições para o evento podem ser feitas até o dia 11 pelo site www.pen.uem.br/gerontologia.