Cerca 1 mil alunos de escolas públicas e particulares da região visitaram, hoje (22), pela manhã, a Mostra de Profissões da Universidade Estadual de Maringá, instalada ao lado do Restaurante Universitário (RU).

Aberta às 9 horas desta quarta-feira, pelo reitor Décio Sperandio, a Mostra segue até amanhã, reunindo, sob um pavilhão coberto, dezenas de estandes com atividades sobre cada curso de graduação oferecido pela UEM.

O reitor destacou a importância do evento como fator de ajuda ao aluno do ensino médio, no sentido de ele ter melhor discernimento quando for escolher o curso no vestibular.

Sperandio aproveitou para informar que a universidade está adotando outras formas para o ingresso do aluno na instituição, como o Processo de Avaliação Seriada. Durante o ensino médio, o estudante será avaliado e, conforme o desempenho escolar, ele poderá ingressar na UEM sem passar pelo vestibular. O Processo de Avaliação Seriada garantirá uma reserva de 20% das vagas para os alunos contemplados.

O reitor citou o prêmio que recebeu, na segunda-feira, em Brasília, pela UEM, por ela ter sido a instituição de ensino superior que mais formou mestres e doutores, egressos de graduação, com bolsas de iniciação científica. A premiação foi entregue pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Segundo o reitor, a Mostra de Profissões fará parte do calendário acadêmico da UEM.

A pró-reitora de ensino, Ednéia Rossi, enfatizou que um dos diferenciais desta Mostra é que a universidade explicará, aos visitantes, o perfil do profissional que ele forma e coloca no mercado.

Mais de 40 escolas ligadas a 10 núcleos regionais de Educação sob a abrangência da UEM agendaram visita à Mostra, totalizando cerca de 3.400 alunos. No entanto, mesmo que a escola dele não tenha feito o agendamento o estudante interessado pode comparecer ao evento. O agendamento foi realizado visando principalmente a ter o controle sobre o fluxo de visitantes nos dois dias do evento.

As atividades na Mostra são realizadas das 8 às 21 horas e a programação conta também com apresentações culturais (música e teatro). Faz parte do roteiro da Mostra visita ao Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) e ao Museu da Bacia do Paraná.