Para discutir uma maneira de os servidores que a representa nos diversos conselhos gestores de políticas públicas exerçam de fato a prática da representação, passando a ter mais interlocução interna entre eles, a UEM, por meio do Gabinete da Reitoria, e o Observatório das Metrópoles/Núcleo Região Metropolitana de Maringá promoverão, no próximo dia 1º de novembro, o I Workshop – a participação da UEM nos conselhos gestores de políticas públicas. O evento ocorre a partir das 8h30, na sala dos Conselhos Superiores (térreo da Reitoria).

“A realidade hoje é que a UEM tem representantes em mais de uma dezena de conselhos locais e em alguns de nível estadual. Nós conselheiros ocupamos a vaga da Universidade, mas não exercemos a prática da representação e falamos sozinhos, sem nenhuma interlocução interna com nossos pares”, diz a organizadora do workshop, professora Celena Tonella.

Para ela, existe o entendimento de que chegou o momento de a UEM dar maior atenção ao espaço de intervenção social que ocupam seus servidores nestes conselhos “e pensarmos em conjunto em um acompanhamento continuado de seus representantes para subsidiar as discussões, enriquecendo-as com o potencial de elaboração crítica que possuímos”.

A professora frisa que existe uma proposta compondo a reforma administrativa de mudança no organograma da Universidade, que prevê a criação de um Escritório de Cooperação Técnica e Social e que ficaria ligado à Pró- Reitoria de Extensão e Cultura”.

Por fim, ela lembra que o reconhecimento da importância da Universidade Estadual de Maringá pela sociedade ocorre de diferentes formas e uma delas está no fato das várias leis que regulamentam os conselhos de políticas públicas garantirem uma vaga de representação para a “Universidade”.

Tonella enfatiza que a Constituição Brasileira faz 20 anos neste ano e entre várias conquistas derivadas da Carta Magna estão certamente os mais de 27 mil conselhos gestores municipais de políticas públicas.

Participarão do workshop o reitor Décio Sperandio e os representantes da UEM nos conselhos gestores. Outras informações pelos telefones (44) 3261-4288 e 3261-8905.