Dezoito oficinas serão ministradas no II Workshop Brincadeiras em Ambiente Hospitalar, da UEM, que começa hoje (31). O evento será aberto às 19h30, no anfiteatro da Pontifícia Universidade Católica (PUC), anexo ao Colégio Marista.

Às 20 horas, no mesmo local, a professora Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), vai falar sobre Educação e brinquedotecas nos hospitais: integração entre direitos e diversão.

No dia 1º, no Bloco E-34, campus da UEM, terão início as oficinas. Pela manhã elas serão ministradas das 8 às 11h30 e à tarde das 13 às 16h30. Os temas a serem abordados vão desde a mágica contra a dor, passando pelo convite às brincadeiras folclóricas, até oficina de quadrinhos e cantos e cantigas.

O workshop é voltado para interessados em geral, mas principalmente aos estudantes e profissionais dos cursos ligados à área de saúde e do curso de pedagogia. Segundo a professora Sueli Ichisato, que, junto com a professora Ieda Igarashi, são as coordenadoras do evento, o público esperado é de cerca de 450 pessoas.

“Queremos que as pessoas aprendam e relembrem sobre como brincar”, frisa Ichisato, do Departamento de Enfermagem da UEM. De acordo com ela,  um dos objetivos do workshop “é levar o lúdico para o ambiente hospitalar, porque a gente sabe o quanto a pessoa internada se sente melhor”.

As inscrições para a participação no evento estão abertas. Os interessados poderão se inscrever por meio do site www.pse.uem.br, informando, no link “guia de recolhimento”, o código da oficina que deseja fazer. O valor da inscrição varia de acordo com a categoria do candidato, se acadêmico, profissional ou alguém da comunidade externa.

Tanto a ficha de inscrição quanto o comprovante de pagamento deverão ser entregues ao centro acadêmico do curso de Enfermagem, perto da cantina central do câmpus da UEM. Outras informações pelo telefone (44) 3261-4317 ou e-mail brinqambhosp@uem.br.

A realização do workshop é da UEM, por meio do Centro de Ciências da Saúde e do Departamento de Enfermagem, com apoio do Departamento de Administração e da Cocamar. São parceiros no evento o hospital universitário/Diretoria de Enfermagem, o Departamento de Teoria e Prática da UEM, a PUC, a Unidade de Ensino Superior Ingá Ltda (Uningá) e o Centro Acadêmico de Enfermagem Patrícia Nesti, da UEM.