A Universidade Estadual de Maringá sediará, de 20 a 26 deste mês, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com o tema central Evolução e Diversidade. A solenidade de abertura será na segunda-feira, às 8h30, no Auditório do Bloco H-12, seguida da palestra Extinções em Massa, com o professor Ricardo Francisco Pereira (UEM). Às 9 horas, no anfiteatro do Nupélia, o tutor do PET Física da UEM, Marcos César Danhoni Neves, fala sobre O Mundo em que Vivemos: o olhar físico e epistemológico. As demais atividades serão na Fadec.
Estão previstos os seminários Fundamentos da Teoria da Evolução de Darwin; A Viagem de Darwin; e Lamarc; e a palestra Manipulação do DNA: princípios, técnicas, aplicações e implicações. Além disso, serão apresentados os filmes Gattaca – experiência genética e O Vento será tua Herança.
O objetivo da semana, realizada desde 2004, é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Pretende também chamar a atenção para a importância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do País.
As instituições que participam da SNTC são universidades e institutos de pesquisa, escolas públicas e privadas, centros e museus de C&T, secretararias de C&T e educação, fundações de amparo à pesquisa, centros tecnológicos, entre outros.
O evento é aberto a todos os interessados gratuitamente. Só será cobrada uma taxa de R$ 5,00 daqueles que desejam o certificado. Nesse caso, a inscrição deve ser feita no local das atividades. Outras informações pelo fone 3261-4330 ou site www.pet.dfi.uem.br.