O II Congresso Nacional de Linguagens em Interação começa terça-feira (7) e vai até sexta (10). O evento discute o ensino de língua e literatura e vai oferecer atrações culturais com entrada franca. A solenidade de abertura será na terça-feira, às 19h30, no Teatro Marista. A professora Zilá Bernd (UFRGS) falará sobre As Literaturas Americanas e os Mitos da Modernidade.

O evento, promovido pelo Departamento de Letras da UEM, já encerrou as inscrições e terá a participação de 730 pessoas. A programação terá simpósios, mesas-redondas, palestras, minicursos, painéis, mostra de cinema e apresentação cultural. As atividades serão desenvolvidas em vários locais da UEM. Além disso, será realizada a Feira do Livro do Conali, no estacionamento ao lado do Restaurante Universitário.

Entre os temas, serão abordados os seguintes: Política e Ideologia nos Meios de Comunicação; Novas Tecnologias e Ensino; Modernidade x Pós-Modernidade – confrontos ideológicos; A Inserção do Negro no Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira; Da Narrativa Clássica para a Narrativa Moderna; O Exercício da Tradução e a Autonomia do Aluno de LE; Ensino de Língua e Literatura Estrangeiras e Colonialismo Cultural. Também será debatido sobre: Ecocrítica e Representações da Natureza na Literatura; Léxico Geral e Especializado e Lingüística de Corpus; O Perfil das Revistas Literárias na Atualidade; Conceitos de Latino-Americanidade. A mesa-redonda de encerramento será sobre O Ensino de Língua e Literatura numa Perspectiva Interdisciplinar.

Além das palestras e simpósios, o evento terá também apresentações culturais: Mostra de Teatro, Sarau Outras Palavras e Noite do Blues. No primeiro dia, será encenada a peça o Auto dos 99, com a direção de Pedro Ochôa, no Teatro Marista. Na segunda noite, o Sarau Outras Palavras traz apresentações de música, teatro e poesia. A programação teatral fica por conta dos atores do TUM (Teatro Universitário de Maringá), e música com Lu Galeti e Banda. Na quinta-feira (9), outra apresentação de teatro com a peça O Auto da Barca do Fisco, com texto e direção Marcílio Hubner de Miranda Neto. Esses dois dias as atividades serão no Teatro Oficina da UEM. O encerramento fica por conta da Noite do Blues, com Décio Caetano e Banda, sexta-feira, no Teatro Marista. As apresentações começam sempre às 22h e a entrada é franca.

Outras informações pelo site www.dle.uem.br/conali.