Segurança Alimentar e Desenvolvimento Econômico foi o primeiro tema debatido na XXIII Semana do Economista da UEM, que começou ontem à noite (8). Segundo o professor Walter Belik (Unicamp), a segurança alimentar extrapola a questão da produção. Envolve também a infra-estrutura, a renda da população, o uso adequado ou não dos alimentos. Cita, por exemplo, a obesidade que, na maioria dos países, está mais presente em camadas menos favorecidas da população. Diz que a obesidade está relacionada à forma inadequada de consumir os alimentos tanto quantitativa e qualitativamente e ao estilo novo de vida.

Outro aspecto apontado por Belik é sobre políticas públicas para a área. Ele critica as políticas públicas seletivas e discriminatórias voltadas para os menos favorecidos. Diz que existem várias medidas para identificar essas pessoas, mas questiona os critérios discriminatórios. Pergunta qual a diferença entre uma pessoa que tem renda de R$ 199,00 e é atendida por certos programas e outra que vive com R$ 201 e não atende aos critérios deles. Para o professor, as políticas deveriam ser mais universais, como a merenda escola que é destinada a todas as crianças das escolas.

Durante a solenidade de abertura, o coordenador do evento, Laudenir Galina, destacou a importância da Semana do Economista que trata de temas atuais e de interesse de toda a sociedade. O chefe do Departamento de Economia da UEM, Antônio Denardi, disse que os temas econômicos são de interesse geral porque afetam a vida de todos e merecem atenção. O vice-reitor Mário de Azevedo lembrou que o mercado internacional, às vezes, impõe certas restrições às nossas atividades e que a saída é poder ser um pouco mais independente, principalmente na questão de alimentos.

Os dilemas entre produção de alimentos e/ou de energia serão abordados até sexta-feira (12), em vários locais. Amanhã (10), à noite, na Câmara Municipal, o diretor da União da Indústria de Cana-de-Açúcar, Eduardo Leão de Souza, explicará sobre as oportunidades e os desafios globais do etanol. O dia 11, à noite, no Auditório Dona Guilhemina, o ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, enfocará as perspectivas do agronegócio brasileiro. Além das palestras, estão programados minicursos, apresentação de trabalhos em sessões paralelas e apresentação cultural. No dia 10 às 19h30, será feita a entrega do Prêmio Ney Marques. Outras informações pelo site www.dco.uem.br ou fone 44 3261-4905.