Alguns dos mais renomados músicos participarão, em Maringá, de 9 a 14 de setembro, do 8º Festival Internacional de Flautistas, que será realizado pela Associação Brasileira de Flautistas (Abraf) e pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). O prazo de inscrição de trabalhos vai até o dia 25 deste mês. As pessoas que forem participar apenas como ouvintes poderão se inscrever até o dia 8 de setembro. Nos dois casos, serão aceitas somente inscrições pelos sites www.abraf.art.br e www.dmu.uem.br

Durante o dia, no câmpus da UEM, serão desenvolvidos a programação científica e o master class (aula coletiva). As atividades ocorrerão no Bloco 8 (curso de Música), auditório da Fadec (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e em auditórios do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH). À noite, o público assistirá, no auditório da Fundação Luzamor, aos concertos e recitais.

Entre os artistas confirmados para o evento estão o paranaense Norton Morozowicz. Ele acompanhava Jean Pierre Rampal quando o “O Homem da Flauta de Ouro”, falecido há 8 anos, vinha se apresentar no Brasil. Morozowicz, que formava duo com o irmão Henrique, falecido neste ano, atuou, durante 17 anos, na Sinfônica Brasileira, no Rio de Janeiro.

Também estarão no Festival Michel Bellavance, do Canadá, professor do Conservatório de Genebra; Gabriel Goñi Dondi, músico da Orquestra Sinfônica Nacional da Cosra Rica; Herman Jará, da Orquestra Sinfônica da Universidade do Chile; Danilo Mezzadri, paranaense, professor de Southern Mississipi University, nos Estados Unidos; e Juliano de Arruda Campos, regente da Orquestra de Flautistas Brasileira. Ele vai coordenar a Orquestra de Flautas no Festival.

A UEM vai realizar o festival, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, o CCH, o Departamento de Música e a Escola de Música, junto com a Abraf, em parceria com a Prefeitura Municipal/Secretaria de Cultura de Maringá; com apoio da Secretaria Estadual de Cultura. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (44) 3261-4092 (Departamento de Música) e 3261-4383 (Escola de Música).