Cerca de 500 pessoas participaram da abertura, ontem (24) à noite, do 1º Festival Universitário de Música Popular Brasileira, na Oficina de Teatro da UEM. O comparecimento expressivo do público e o bom nível das 15 músicas apresentadas na primeira noite de eliminatórias fizeram com que as expectativas fossem superadas, na avaliação do coordenador do Festival, Enéias Ramos de Oliveira.

Hoje será realizada a segunda eliminatória, quando outras 15 músicas, das 30 inscritas, serão apresentadas. A final do Acorde Universitário, como também é chamado o evento, ocorre, amanhã, ocasião em que serão entregues as premiações. Os músicos e cantores participantes do Acorde são professores, técnico-administrativos e principalmente alunos da UEM, incluindo estudantes do Câmpus Regional de Cianorte, e alunos da PUC (Pontifícia Universidade Católica) em Maringá, Faculdades Maringá e Centro Universitário de Maringá (Cesumar).

As apresentações têm início sempre às 20 horas, com entrada franca. Quem levar o título de melhor canção receberá um prêmio de 2 mil reais. O segundo e o terceiro lugares levam prêmios de R$ 1 mil e R$ 700, respectivamente. Haverá prêmios de R$ 300 para as seguintes categorias: aclamação popular, melhor letra, melhor intérprete, melhor arranjo. As 15 finalistas farão parte de um CD, gravado ao vivo.

Ainda estão programadas duas apresentações culturais, uma, nesta sexta-feira, com o Grupo Abaecatu, e outra amanhã, com a dupla Cotonete Club, que apresentará músicas de Milton Nascimento e poemas de Carlos Drumond de Andrade.

Outras informações podem ser obtidas com a Diretoria de Cultura, no Bloco A-34, das 8 às 11h30 e das 14 às 17 horas. Ou pelos telefones (44) 3261-3878 e 3261-3880. A iniciativa do Acorde Universitário é da UEM, por meio da Pró-Reitoria de Cultura e da Diretoria de Cultura.