Começa no domingo (6), o Concurso Vestibular de Inverno da UEM. São esperados 22.410 candidatos, um número recorde de inscritos. A maioria, cerca 70%, é do Paraná, dos quais 51% são de Maringá e região. Para este concurso estarão em disputa 1.542 vagas, distribuídas em 47 cursos de graduação. Mais uma vez, Medicina é o curso mais concorrido, com 204,2 candidatos por vaga.

 

Em Maringá as provas serão aplicadas na UEM, nos Colégios Gastão Vidigal e Regina Mundi, no Instituto de Educação e em três instituições de ensino superior: Unifamma, Uningá e Cesumar. Também haverá concurso nas quatro cidades que há câmpus regionais da UEM: Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê e Umuarama.

Foi incluída, neste Vestibular, a realização de provas em mais três cidades: Apucarana, na Fecea, localizada na  saída para Curitiba; em Paranavaí, no Colégio Bento Munhoz da Rocha; e em Campo Mourão, na Fecilcam. Lembrando que neste local a entrada será aberta somente pela Rua Edmundo Mercer.

Cerca de 1.800 pessoas estarão envolvidas na realização deste concurso. Os organizadores começam a etiquetagem das salas nesta sexta-feira, pelos blocos 33, 38 e 27 do campus sede da UEM. No sábado, a partir das 8 horas haverá etiquetagem dos demais locais de prova, inclusive os localizados fora de Maringá, nesse caso com início dos trabalhos entre 9 e 10 horas, dependendo do local.

Uma das recomendações aos candidatos é para que conheçam o local de prova com antecedência, o que facilita o planejamento e evita atropelos no dia do vestibular. Durante todo o sábado a Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU) fará plantão de atendimento aos candidatos, no Bloco 28, no campus sede, no horário das 8 às 18 horas.

O horário das provas será 9 às 13 horas, sendo que a entrada dos candidatos na sala será permitida a partir das 8h30. A orientação é para que eles cheguem com pelos menos uma hora de antecedência. O vestibulando deverá apresentar um documento com foto, que pode ser passaporte ou as carteiras de identidade, habilitação ou de trabalho. Além disso, deve levar caneta azul escrita grossa, borracha e lápis.

No domingo, dia 6, será aplicada a prova de Conhecimentos Gerais. Na segunda-feira, dia 7, Língua Portuguesa e Estrangeira, Literatura e Redação. Na terça-feira, dia 8, haverá a prova de Conhecimentos Específicos.

A lista dos aprovados será divulgada no dia 1º de agosto, às 10 horas, nas secretarias dos câmpus regionais e no Ginásio de Esportes Chico Neto, em Maringá. Quem passar neste concurso começará o período letivo só em fevereiro do próximo ano, mas o prazo de matrícula para os aprovados em primeira chamada  vai de 2 a 6 de agosto. Para outras informações acesse www.uem.br/vestibular ou entre em contato com a CVU pelo telefone (44) 3261-4450.