O curso de Odontologia da UEM, por meio do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), obteve R$ 100.000,00 para a ampliação e reforma da Clínica Odontológica do Ney Braga. A obra foi inaugurada nesta terça-feira (1º).

Além disso, o projeto Pró-Saúde vem equipando esta unidade com materiais permanentes e de consumo, que estenderá o atendimento odontológico aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Esta clínica tem cinco cadeiras odontológicas, sala de raio X, salas de esterilização, sanitários e almoxarifado. O espaço voltará a ser um campo de estágio para os acadêmicos do 4º e 5º anos do curso de Odontologia da UEM, no total de 80 alunos. O trabalho estava interrompido há cerca de quatro anos, devido à falta de condições operacionais para a prática do estágio.

Com a supervisão de professores do Departamento e o acompanhamento de dentistas da prefeitura, os estudantes irão prestar atendimento básico na área de odontologia, como prevenção, tratamento de cáries e de doenças periodontais, entre elas o tártaro.

Pelas estimativas do secretário municipal de Saúde, Antonio Carlos Nardi, serão efetuados cerca de 200 procedimentos ao dia na Clínica, que deverá atender das 7 às 19 horas.

Na solenidade de inauguração da clínica, na Unidade de Saúde Ney Braga, ocorrida, hoje (1º), a diretora do Centro de Ciências da Saúde da UEM, Sandra Marisa Peloso (foto), agradeceu a parceria com a prefeitura e elogiou os professores responsáveis pela elaboração do projeto selecionado, em Brasília, para receber os recursos utilizados na readequação da clínica.

A diretora, que representou o reitor Décio Sperandio, também enalteceu a importância do decreto assinado pelo prefeito Silvio Barros, que, segundo ela, irá possibilitar o estágio, em unidades de saúde do Município, por acadêmicos de outros cursos da área de saúde da UEM.

O secretário Antonio Carlos Nardi lembrou que o decreto anterior praticamente inviabilizava a prática de estágio nestas unidades. Conforme ele, o novo decreto abre campo de estágio a todas as instituições de ensino superior de Maringá nas unidades de saúde da cidade.

O prefeito Silvio Barros disse que a ampliação e reforma da clínica é fruto de uma política de gestão municipal baseada na parceria, inclusive com a UEM, que, segundo ele, é uma instituição de muita competência.

A solenidade reuniu, entre outras autoridades, a chefe do DOD, Mirian Hidalgo; o ex-chefe do Departamento, André Gasparetto; o coordenador do curso de Odontologia do Centro Universitário de Maringá (Cesumar), Washington Camargo; o vereador Altamir dos Santos, representando a Câmara Municipal; secretários municipais e profissionais da saúde ligados ao Município.