A UEM e a Prefeitura de Santo Inácio inauguraram, na sexta-feira (27), o Museu/Laboratório de Pesquisa da Redução Jesuítica de Santo Inácio. O local vai congregar diversos materiais históricos, já catalogados, e que hoje estão sob a tutela da Prefeitura, numa sala do paço municipal daquela cidade.

São diversos utensílios e artefatos datados de milhares de anos, encontrados na região da antiga Redução, que fica  no noroeste do Paraná. Do acervo faz parte material lítico, talhados em pedra, como objetos raspados, lâminas de machado e mão de pilão, confeccionados pelas populações Umbu e Humaitá. Também encontra-se no acervo material cerâmico datado de cerca de 2.500 anos, produzido pelos índios guaranis, muitos dos quais sob a influência jesuítica do período das reduções.

Além disso, o material catalogado que irá para o Museu e Laboratório reúne objetos de aldeamento do final do final do século 19, incluindo telhas e cachimbos de caboclos. O acervo foi recolhido, ao longo dos anos, pela população de Santo Inácio e concentrado, inicialmente, nas mãos do ex-morador Benedito de Almeida, já falecido. Ele acompanhou as primeiras escavações desde a década de 50.

Em 2003, todo o material foi repassado para a guarda da Prefeitura, onde permanece até o momento. O Museu/Laboratório será mobiliado e receberá o acervo dentro de algumas semanas, após alguns preparativos necessários, como a implementação do serviço de vigilância para proteger o patrimônio do lugar.

Os recursos para a construção do prédio, às margens do Rio Paranapanema, e para a mobília, foram repassados pelo Fundo Paraná, da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

O projeto, que prevê a instalação de uma base de pesquisa permanente no local, e do Museu, aberto à visitação pública, tem a coordenação do professor Lúcio Tadeu Mota, do Departamento de História da UEM.

Multidisciplinar, o trabalho envolve ainda professores de outras áreas, como Arqueologia (incluindo um professor da Universidade Federal da Grande Dourados), Agronomia e Geografia.

Na solenidade de inauguração, o chefe de gabinete da Seti, Moacyr Eurípedes Medri, representando a secretária Lygia Pupatto, falou sobre o apoio financeiro da Seti ao trabalho de pesquisa da UEM sobre as reduções e destacou a importância da pesquisa nesta área para o desenvolvimento daquela região. A secretária estadual de Cultura, Vera Mussi, também ressaltou a importância sobre a pesquisa a respeito das Reduções Jesuíticas e do respaldo que este trabalho vem tendo do governo do Estado.

O coordenador do projeto, Lúcio Tadeu Mota, fez um histórico sobre a atuação da UEM na região de Santo Inácio e o que isso representa em termos de desenvolvimento científico. O prefeito de Santo Inácio, João Batista dos Santos, enalteceu o trabalho realizado pela universidade.

O reitor da UEM, Décio Sperandio, ressaltou o papel das atividades de extensão e disse que vai encaminhar a tramitação de um pedido feito pela comunidade, por meio do prefeito, para que a UEM instale, em Santo Inácio, uma base de pesquisa.

A base trabalhará em rede com outros laboratórios da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), focada nos estudos sobre a ocupação humana do vale do rio Paranapanema.