O secretário de Saúde do Paraná, Gilberto Martin, vai entregar, nesta sexta-feira (20), às 14 horas, para o Hospital Universitário de Maringá, cerca de R$ 500 mil em equipamentos, a maioria deles para equipar os leitos de UTIs neonatais.

A solenidade ocorrerá na sala de superintendência do hospital e reunirá, além do secretário, o superintendente do HU, José Carlos Amador; o reitor da Universidade Estadual de Maringá, Décio Sperandio; diretores do hospital e outras autoridades. O anúncio sobre o repasse destes equipamentos foi feito no dia 4 de abril deste ano, quando Martin esteve no HU para discutir, com a direção do hospital, algumas diretrizes da política de saúde da Secretaria. A lista de 84 materiais doados ao HU inclui desde respiradores, berços de fototerapia e incubadoras, até monitores multiparâmetro e eletrocardiógrafos.

À época, Martin disse que os equipamentos servirão para melhorar a qualidade do serviço oferecido e ampliar a resolutividade, reduzindo o tempo de atendimento às crianças necessitadas.

Segundo Amador, com a chegada dos novos aparelhos, o hospital terá condições de planejar o serviço de manutenção dos leitos de UTIs, de tal forma que a ausência de um equipamento não afete o atendimento dos recém-nascidos no setor. A aquisição dos materiais é fruto de uma reivindicação da comunidade universitária, com a intermediação política do deputado estadual Doutor Batista (PMN).