A diretora do Programa de Intercâmbio da Universidade da Carolina do Norte, Greensboro, Madge Hubbard, explicou sobre o programa, nesta terça (17). Disse que, assim como a UEM, a Universidade da Carolina do Norte tem três missões principais: ensino, pesquisa e serviços públicos.

As áreas de pesquisa em destaque são as de agricultura, engenharia, saúde, biotecnologia, ciência marinha, entre outras. Os 16 câmpus daquela instituição apresentaram, de 2005 a 2006, 8,1 mil projetos de pesquisa e obtiveram U$ 1 bilhão de fundos. De 2003 a 2004, obtiveram 88 patentes e U$ 9,16 milhões em licenciamentos de patente.

Os alunos podem permanecer um semestre ou um ano na universidade anfitriã. Nos Estados Unidos, a universidade abre a oportunidade para que os estudantes se engajem em projetos de pesquisa de interesse. A UCN mantém convênio com nove países. Com o Brasil, o acordo é com o Paraná. Os intercambistas se matriculam como aluno regular.

Durante a solenidade de abertura do evento, a pró-reitora de Ensino, Ednéia Regina Rossi, destacou a importância de se estreitar os laços entre a UEM e a universidade americana e apresentou a intenção de se intensificar a mobilidade acadêmica. A assessora do Escritório de Cooperação Internacional, Elza Kimura Grimshaw, informou que o ECI tem se esforçado em promover a aproximação com várias outras universidades estrangeiras e em buscar a volta de bolsas para intercâmbio pela Fundação Araucária, além de tentar os programas da Capes e do CNPq. Falou também sobre a intenção de ampliar o atual convênio. A intenção é permitir que tanto alunos de graduação como de pós-graduação possam ser recebidos em todos os câmpus da UCN, além de possibilitar o intercâmbio de professores.

A representante do Programa de Intercâmbio da UCN no Paraná, Anelise Hoffmann, apontou que o Paraná e o estado da Carolina do Norte possuem algumas similaridades, como extensão territorial, tamanho populacional, possuir excelentes laboratórios farmacêuticos, ser um forte estado agrícola. Sobre o convênio, informou que o Paraná enviou 14 alunos até 2003 e recebeu, até agora, 14 estudantes americanos.

A UEM deve renovar o convênio para intercâmbio de estudantes com aquela instituição este ano, buscando a ampliação das ações.