Já foi divulgado que a Universidade Estadual de Maringá está entre as finalistas ao Prêmio Henri Nestlé, com um trabalho desenvolvido dentro do Departamento de Zootecnia e relacionado à produção de uma farinha de carcaça da tilápia para uso na alimentação humana. Além desse, a UEM concorre com outro trabalho classificado entre os finalistas do concurso, cujo resultado será divulgado no dia 20 deste mês.

Trata-se de uma pesquisa sobre obesidade induzida por dieta hipercalórica em modelo experimental e que tem a coordenação da professora Solange Marta Franzói de Moraes (Departamento de Ciências Morfofisiológicas), sendo desenvolvida pela acadêmica Mayara Franzói Moreno, estagiária de Nutrição da PUC-Maringá.

O trabalho é intitulado Efeito do Treinamento Físico no Metabolismo e no Morfofisiologia de Ratos Obesos e está concorrendo na área de Nutrição Clínica, na categoria I, para graduandos ou graduados, ou especialistas. Com apoio financeiro da Fundação Araucária, a pesquisa visa a investigar a influência da introdução de dieta hipercalórica e do exercício na infância e na vida adulta.

Vários pesquisadores da UEM, da área de fisiologia, histologia, anatomia e biologia celular, fazem parte do grupo Obex (obesidade e exercício), integrando diferentes áreas do conhecimento em ciências biológicas.

O Laboratório de Fisiologia do Esforço (Labfise) sob coordenação da professora Solange Franzói também desenvolve pesquisas em humanos na área de avaliação cardiovascular, antropométrica e de composição corporal. O Labfise fica no Bloco H-79, sala 107, no câmpus universitário, e atende pelo fone (44) 3261.3895.

O Prêmio Henri Nestlé é uma iniciativa da Nestlé Brasil e tem como objetivo o incentivo à pesquisa científica, desenvolvida por profissionais e estudantes, ligados às áreas relacionadas à nutrição, saúde e bem-estar.