A secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, assina, nesta sexta-feira (13), às 10 horas, com a UEM dois convênios para o repasse de cerca de R$ 4,5 milhões, oriundos de recursos da própria Seti, por meio do Fundo Paraná. À tarde debate projetos do programa Universidade Sem Fronteiras.

Durante a solenidade, a ser realizada na sala dos Conselhos Superiores, prédio da Reitoria, serão destinados R$ 4,4 milhões para a execução do Projeto de Implementação da Infra-estrutura de Pesquisa/Ensino da UEM e R$ 119 mil para o desenvolvimento da segunda fase do projeto “Pesquisa arqueológica na redução jesuítica de Santo Inácio do Ipaumbucu”. A pesquisa tem o objetivo de estudar, proteger e disponibilizar, para a visitação, o sítio arqueológico das ruínas de redução de Santo Inácio de Ipaumbucu, no município de Santo Inácio.

Além dos convênios, a UEM sediará, nesta sexta-feira e sábado, o Seminário de Integração da Região Noroeste, que, sob a coordenação da secretária Lygia Pupatto, vai debater os projetos ligados ao programa Universidade Sem Fronteiras, da Seti.

Antes da abertura oficial do Seminário, marcada para às 19h30 de sexta-feira, na Acema (Associação Cultura e Esportiva de Maringá), será realizada, ainda no dia 13, a partir das 14 horas, no auditório da Engenharia Civil, Bloco C-67, uma câmara técnica.

Nesta câmara, a Seti e os coordenadores dos projetos do Universidade Sem Fronteiras discutirão os problemas burocráticos envolvendo os projetos.

Às 16 horas, também no bloco C-67, Lygia se reunirá com os parceiros do Universidade Sem Fronteiras na região Noroeste. O encontro servirá para debater o desenvolvimento dos projetos atuais.

Entre os convidados estão o reitor da UEM, Décio Sperandio; pró-reitores da UEM; o diretor da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), Antonio Carlos Aleixo; o diretor da Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa), José Paskzuk; prefeitos da região; representantes da Emater, dos Núcleos da  Secretaria de Estado da Educação (Seed), diretores de escolas e demais parceiros envolvidos nos projetos.
No seminário de integração, às 19h30, com a presença de cerca de 500 pessoas, serão discutidos os projetos do Programa Universidade Sem Fronteiras. O encontro reunirá representantes da UEM, Fafipa, Fecilcam, os bolsistas e os representantes de 38 municípios com projetos ligados ao Programa. A idéia será avaliar, definir e articular experiências de trabalho dos projetos do maior programa de extensão universitária do País.

A discussão ocorrerá dentro dos quatro sub-programas em andamento: apoio à pecuária de leite, às licenciaturas, às incubadoras de direitos sociais, e apoio à agricultura familiar.

Além dos debates, o seminário terá apresentações culturais. Um dos destaques será o espetáculo de dança a ser executado pelos índios de algumas reservas da região.

O Conselho Gestor do Programa, formado pelas universidades e outras instituições envolvidas, também participará do Seminário. Ao todo, a UEM tem 20 projetos ligados ao Sem Fronteiras, enquanto que, no Paraná, estão sendo executados 164 projetos.

No dia 14, às 8h30, no bloco 33, câmpus da UEM, serão realizadas várias oficinas para discutir os projetos e tentar promover uma integração com os 38 municípios envolvidos nas atividades em toda a região noroeste. Destas oficinas sairá um documento sobre os resultados parciais obtidos, até o momento, por meio dos projetos em andamento.

Às 13h30, no auditório do Centro de Ciências Exatas, Bloco F-67, ocorrerá a plenária e o encerramento do evento. Os participantes da plenária irão elaborar um documento final sobre os projetos do Universidade Sem Fronteiras, que será entregue para a Seti.