Totalmente reformulado, adequado às normas regulamentadoras da Anvisa e cerca de 100 m² quadrados maior, o Laboratório de Análises Clínicas (LAC), do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), foi reinaugurado, ontem (11), na presença de diversas autoridades.

Para a diretora de Análises Clínicas e Farmácia Hospitalar, Lenir Camargo, a ampliação foi muito importante, mas a grande questão foi a remodelação feita no setor, que, até então, vinha funcionando num ambiente inadequado.

Segundo ela, a remodelação, de acordo com as normas regulamentadoras, constitui um aspecto fundamental para o funcionamento do laboratório. Para ela, a reinauguração representava “um momento de muita alegria”.

Lembrando que os ambientes foram cuidadosamente divididos, com fluxos adequados e boa combinação de cores, a diretora fez um agradecimento especial a todos os envolvidos na obra e enfatizou que ela teve início na gestão anterior, quando o superintendente do HUM era Carlos Edmundo Fontes.

Conforme Lenir, existe a meta de expandir ainda mais a capacidade do laboratório. Disse também que é preciso contratar mais servidores, com o objetivo de suprir as necessidades atuais.

O superintendente José Carlos Amador destacou o papel dos servidores e de alguns parceiros, entre eles a Maçonaria, na readequação de vários setores do hospital. Segundo ele, era muito satisfatório ver a remodelação do laboratório, garantindo um serviço e atendimento de qualidade.

Amador salientou a qualificação do funcionário do HUM e da excelência dos alunos da área de saúde, incluindo os de Medicina, e afirmou ter a esperança de que o hospital consiga, nos próximos meses, obter a contratação de mais pessoal e incrementar a infra-estrutura, para poder liberar os 30 leitos de enfermaria no espaço atualmente ocupado pela área administrativa.

Para o reitor Décio Sperandio, um dos valores acadêmicos da instituição é a excelência. “Isso equivale a dizer que tudo o que se faz na universidade deve ser exemplarmente bem feito”, disse.

De acordo com ele, para alcançar a excelência é preciso “colocar o coração naquilo que se faz” e haver convergência de todos em torno de causas. Sperandio assinalou que a UEM tem caminhado a passos largos nesta questão, tanto em nível de graduação como de pós-graduação e extensão, como é o caso do atendimento prestado pelo laboratório de análises clínicas do hospital.

Também prestigiaram a solenidade, entre outros, o chefe de Gabinete da Reitoria, Júlio Prates Filho; o representante da chefia da 15ª Regional de Saúde, Dagmar Roque Sotier; diretores de Centro da UEM; pró-reitores e servidores do HUM.

Na estrutura administrativa do hospital, o LAC está implantado desde o início das atividades do HUM como uma Divisão da Diretoria de Análises Clínicas e Farmácia Hospitalar. Realiza atualmente cerca de 16 mil exames por mês, incluindo os de sangue, fezes e urina. Em 2007, o laboratório realizou 184.853 exames.

O novo espaço inclui, além da recepção, salas para os setores de microbiologia, parasitologia e urinálise, bioquímica, hematologia e imunologia. O LAC atua com uma equipe de 32 servidores, hoje insuficiente para atender à crescente demanda e à complexidade dos exames realizados. Possui, porém, um grande facilitador, que são os modernos equipamentos nas áreas de bioquímica, hematologia e gasometria.

Totalmente automatizados, estes equipamentos servem para a realização de exames, reduzindo o tempo de execução dos mesmos. Locados, eles permitem uma versão sempre atualizada.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv