Um projeto de pesquisa desenvolvido pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), na região de Abrolhos, na Bahia, será mostrado, neste sábado (7), às 7h15, no programa Globo Universidade, da Rede Globo de Televisão. Trata-se do projeto “Abra os Olhos para a Ciência: prática, divulgação e popularização da ciência nas comunidades costeiras dos Abrolhos, Bahia”.

Sob a coordenação da professora Carolina Minte-Vera, do Departamento de Biologia da UEM, e do pesquisador Rodrigo Leão de Moura, da Conservação Internacional do Brasil (CI-Brasil), a pesquisa é financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Em execução desde o começo de 2007, o trabalho envolve cerca de 20 jovens estudantes do ensino médio, moradores da comunidade, que acompanham o trabalho dos pesquisadores.

Além da UEM, o projeto tem a colaboração do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, Instituto Baleia Jubarte, Patrulha Ecológica Escola da Vida e o Projeto Manguezal. Também conta com a participação da bolsista Edileuza Hortência Aguiar, uma pedagoga do município de Caravelas, Bahia.

A região de Abrolhos é uma área de maior biodiversidade do Atlântico Sul e palco de produtivas pescarias. O projeto Abra os Olhos para a Ciência tem o objetivo geral de difundir e popularizar a ciência nas comunidades locais daquela região, para demonstrar, na prática, a importância do conhecimento científico para a compreensão e resolução de problemas socioambientais.

O projeto irá contribuir na formação de profissionais técnicos e auxiliares, incentivando a participação na gestão ambiental da região. Para tanto, são desenvolvidos processos de capacitação, cursos, encontros, estágios e visitas técnicas, além do envolvimento direto da comunidade em atividades de pesquisa.

Para a professora Carolina, a divulgação deste trabalho pela televisão representa uma oportunidade de popularizar a pesquisa científica. Lembrando que a pesquisa não é muito retratada pela grande mídia, ela acredita que o Globo Universidade surgiu como uma boa opção de mostrar o bom trabalho feito na universidade, particularmente a UEM.

A coordenadora também entende que a divulgação do projeto na televisão é uma forma de estimular os jovens a participarem de outras atividades, como a pesquisa científica, fazendo com que percebam que existem outras iniciativas que não seja simplesmente aquelas reproduzidas pelos modelos atuais.

O programa Globo Universidade é reprisado no sábado, por meio do canal por assinatura Globo News, às 13h05; na quarta-feira (dia 11), pelo Canal Futura, às 16h30. Quem quiser ainda poder ver o programa pela internet (www.globouniversidade.globo.com). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3261-4622, com a professora Carolina Minte-Vera.