O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) inaugura, no dia 11 deste mês, às 17 horas, a reforma e a ampliação do Laboratório de Análises Clínicas (LAC).

Com as obras, a área física do laboratório foi totalmente remodelada e adequada às normas regulamentadoras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e também às normas de biossegurança.

Na estrutura administrativa do hospital, o LAC está implantado desde o início das atividades do HUM como uma Divisão da Diretoria de Análises Clínicas e Farmácia Hospitalar.

Realiza atualmente cerca de 16 mil exames por mês, incluindo os de sangue, fezes e urina. Em 2007, o laboratório realizou 184.853 exames.

O LAC atua com uma equipe de 32 servidores, hoje insuficiente para atender à crescente demanda e à complexidade dos exames realizados. Possui, porém, um grande facilitador, que são os modernos equipamentos nas áreas de bioquímica, hematologia e gasometria.Totalmente automatizados, estes equipamentos servem para a realização de exames, reduzindo o tempo de execução dos mesmos. Locados, eles permitem uma versão sempre atualizada.