O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) recebeu, hoje (2), da Prefeitura Municipal, o pagamento de uma dívida de cerca de R$ 880 mil. O valor envolve verbas do Sistema Único de Saúde (SUS) que, no passado, deixaram de serem repassadas pelo município. Conforme o superintendente do HUM, José Carlos Amador, o dinheiro será aplicado na construção de uma nova ala administrativa, fazendo com que a área onde está o setor permita a abertura de 30 novos leitos de enfermaria.

Na ala atualmente ocupada pelo setor administrativo existiam leitos e uma vez que o prédio tem toda estrutura, como tubulações de oxigênio e outras exigências para abrigar leitos hospitalares, fica mais viável aplicar o dinheiro em uma nova administração.

"Isso tudo não significa que vamos ter 30 novos leitos porque ainda dependemos de equipamentos e recursos humanos para colocar todos em funcionamento", explica Amador.

Na solenidade de repasse, ocorrida na sala de reuniões do Hemocentro Regional de Maringá, o secretário municipal de Saúde, Antonio Carlos Nardi, enalteceu a boa parceria entre a Prefeitura e o hospital universitário e elogiou a qualidade do atendimento prestado pelo HUM.

O prefeito Silvio Barros disse ter a certeza de que a parceria com o hospital será ampliada; aproveitou para dizer que o Conselho Municipal de Transportes aprovou a contra-proposta da prefeitura visando à duplicação da ruas Lauro Werneck e professor Itamar Orlando Soares, contornando o câmpus da UEM; e destacou a boa parceria entre o município e os deputados de Maringá.

O prefeito assinou o convênio com a UEM para repasse de recursos do Pró-Saúde, pelos serviços prestados pela universidade, nos postos de saúde do bairro Mandacaru e do Conjunto Ney Braga, por meio dos cursos de Medicina e Odontologia.

O reitor Décio Sperandio afirmou que a administração da universidade tem feito uma cruzada para concluir as obras do hospital, conforme prevê o Plano Diretor.

Citou o anúncio, feito pelo governo do Estado, de cerca de R$ 500 mil em equipamentos para o hospital, com a ajuda do deputado Doutor Batista (PMN) e do então secretário estadual de Planejamento, Ênio Verri (PT), hoje deputado estadual.

Segundo o reitor, o governo deve repassar em junho, por meio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em torno de R$ 3,8 milhões para o HUM. Além disso, nos próximos dias um representante do Ministério da Saúde fará uma visita ao hospital, para conhecer os problemas do HUM e viabilizar o repasse de recursos. A visita é resultado de uma viagem a Brasília, na qual o reitor e o superintendente do HUM reivindicaram mais verbas do Ministério.

A cerimônia reuniu, ainda, entre outras autoridades, representantes dos deputados Ênio Verri, Doutor Batista e Luiz Nishimori (PSDB); o vereador Wálter Guerles; representando a Câmara Municipal; o vice-diretor do Centro de Ciências da Saúde da UEM, José Ângelo Pavan; o pró-reitor de Administração da UEM, Marcelo Sonsini Rodrigues; diretores do HUM; e representantes dos órgãos de saúde em nível regional e municipal.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv