Termina domingo (25), na UEM, o Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul (Eremat/Sul). O evento reúne cerca de 800 alunos. Na abertura, realizada nesta quinta-feira (22),  o diretor de Pesquisa da UEM, Benedito Prado Filho, representou o reitor Décio Sperandio.

Prado Filho enfatizou a importância da participação expressiva dos estudantes e os incentivou a partirem para a pós-graduação após a conclusão da graduação.

O coordenador geral do evento, o professor Marcelo Escudeiro Hernandes, do Departamento de Matemática (DMA) da UEM, também enalteceu a participação dos estudantes. O evento em Maringá superou, em número de inscrições, o da edição anterior do Eremat – Sul, realizada em Pelotas, Rio Grande do Sul.

Entre outras autoridades, a abertura também contou com a presença do representantes da Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras do Paraná (Fafipa), Válter Soares de Camargo.

Após a solenidade, o professor João Carlos Sampaio, professor da Universidade Federal de São Carlos (UFScar), proferiu uma palestra sobre a história da Matemática.

Organizado por alunos e professores, o encontro terá uma ampla programação, entre palestras, apresentações de trabalhos e minicursos, abordando temas como atividades ligadas à matemática, história da matemática, matemática aplicada a outras áreas, e matemática pura.

Paralelo a estas atividades, ocorre, hoje (23), até às 22 horas, no bloco F-67 (sala 102), câmpus da UEM, uma exposição com o objetivo de mostrar alguns conceitos da área, intitulada Matemática – exposição interativa de matemática: simetrias planas.