Foi realizado, hoje, durante todo o dia, na UEM, no auditório do bloco C-67, o I Fórum Paranaense de Comitês de Ética em Pesquisa. O evento foi aberto pelo diretor de Pesquisa da Universidade, Benedito Prado Dias Filho. Cerca de oitenta pessoas assistiram aos debates sobre o trabalho realizado pelos Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) do Paraná, suas principais conquistas, dificuldades e desafios.

Além do professor Benedito, compuseram a mesa de abertura do evento um dos idealizadores do Comitê de ética da UEM, o professor Valter Della Rosa; e a coordenadora do Fórum, a professora da UEM Ieda Higarashi. Ela explicou que o Fórum da UEM abre uma série de encontros anuais, que deverão acontecer em diferentes cidades. Em Maringá, o evento está sendo organizado por meio de uma parceria entre a UEM e os Comitês do Cesumar e da Uningá.

Pela manhã, o professor José Eduardo de Siqueira (foto), da Universidade Estadual de Londrina (UEL), falou sobre Ética e Responsabilidade na Pesquisa. Em, seguida, foi organizada a mesa-redonda Sistema CEPs-Comep: desafios e perspectivas. À tarde, foram formados cinco grupos temáticos e, encerrando o evento, foi realizada a plenária com a manifestação dos coordenadores das salas temáticas.