O reitor da UEM, Décio Sperandio, inaugurou, hoje de manhã (16), o bloco A-34, que vai abrigar a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC). Com quase mil m², a obra foi construída com recursos próprios da UEM, um investimento de cerca de R$ 530 mil.

Durante a solenidade, Sperandio destacou que, na história da Universidade, sempre existiu e existirá dificuldades na conquista das causas. Fato que ocorre não só na UEM. Ressaltou ainda que cada avanço deve ser celebrado e que, na administração pública, não há espaço para pessimismo, espírito de derrota e conformismo. Apontou que cada conquista depende de uma batalha quase diária e que tem esperança de sempre avançar.

Sperandio aproveitou a ocasião para lembrar que a obra foi idealizada na gestão precedente, dos professores Gilberto Pavanelli e Ângelo Priori. Falou também da contribuição do pró-reitor de Extensão e Cultura anterior, Marcílio Hübner de Miranda Neto. Disse que a continuidade das obras deve ser a tônica na administração pública, ao contrário do que acontece em muitas prefeituras, em que os prefeitos paralisam as iniciativas dos antecessores.

Face generosa

O novo espaço foi entregue com a expectativa de permitir melhores condições de trabalho, de possibilitar que se trabalhe mais, de desenvolver mais projetos de cultura e de extensão. O reitor destacou que a extensão é a face mais generosa da Universidade, que pode mostrar a excelência do que é feito em seu interior no ensino, na pesquisa e na extensão.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Wânia Rezende Silva, enumerou três aspectos importantes na data: o momento de celebração (porque temos uma Universidade que vive muitas exigências e desafios, primando pela excelência), o espaço condizente para as pessoas desenvolverem suas atividades e o trabalho coletivo dentro da visão institucional, buscando a integração tanto interna como externa.

Recursos próprios

Com quase mil m², o bloco foi construído com recursos próprios da UEM e consumiu o investimento de cerca de R$ 530 mil. Nele irão funcionar a secretaria da PEC; a Diretoria de Cultura (DCU), com sua secretaria; a Diretoria de Extensão (DEX), com sua secretaria; a Coordenadoria de Apoio ao Ensino Infantil, Fundamental, Médio e Educação Infantil (CAE); sala de reuniões; artes visuais (cerâmica); duas salas de dança, sala do Coral, sala de artes visuais, mezaninos para uso das salas de dança e das artes visuais; sanitários masculinos e femininos com boxes exclusivos para portadores de necessidades especiais; e copa.