Tools

A Editora da UEM está recebendo durante esta semana representantes do SciElo e ISI Web para a realização do evento Plataformas Científicas: a importância dos indexadores eletrônicos na socialização do conhecimento. As duas plataformas representam os principais indexadores eletrônicos para a divulgação científica.

A proposta do evento pretende é disseminar os critérios, as novas ferramentas de controle de produção científica, as novidades e o funcionamento do SciElo, que reúne as publicações indexadas da América Latina, e da ISI Web, que tem em seus banco de dados revistas científicas de diferentes países. “A idéia é conhecermos como entrar neste mundo das publicações indexadas, onde estão as publicações mais respeitadas do mundo”, disse o diretor da Eduem, Ivanor Nunes do Prado.

Nesta quarta-feira (14), José Cláudio Santos (foto) proferiu, pela manhã, a palestra Processo de Inovação, Patentes e Critérios de Indexação na Plataforma do Web of Knowledge. Ele é gerente regional para América do Sul da Thomson Reuters-ISI Web of Knowledge e explicou que a ISI Web é uma plataforma virtual, que oferece a todos os níveis profissionais nas áreas científicas e acadêmicas dicas sobre a maneira mais fácil de conseguir e gerenciar a informação pesquisada através de um acesso único e conveniente.

Nesta quinta (15), às 14 horas, Fabiana Montanari Lapido fala sobre Critérios SciElo Brasil. Lapido é representante da Bireme/Opas/OMS e vai mostrar que a  Biblioteca Científica Eletrônica em Linha (tradução da sigla em inglês SciElo) é um modelo para publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos na internet, especialmente desenvolvido para responder às necessidades de comunicação científica dnos países em desenvolvimento, particularmente, da América Latina e dno Caribe.

 

uem tv