Dia 14, no Anfiteatro Ney Marques, a Editora da UEM trará representantes do SciElo e ISI Web para o evento Plataformas Científicas: a importância dos indexadores eletrônicos na socialização do conhecimento.

José Cláudio Santos profere a palestra Processo de Inovação, Patentes e Critérios de Indexação na Plataforma do Web of Knowledge, às 9 horas. No dia seguinte, às 14 horas, Fabiana Montanari Lapido fala sobre Critérios SciElo Brasil.

Santos, gerente regional para América do Sul da Thomson Reuters-ISI Web of Knowledge, vai explicar que a ISI Web é uma plataforma virtual, que oferece a todos os níveis profissionais nas áreas científicas e acadêmicas da maneira mais fácil de conseguir e gerenciar a informação pesquisada através de um acesso único e conveniente.

Lapido, representante da Bireme/Opas/OMS, abordará o SciElo (sigla em inglês de Biblioteca Científica Eletrônica em Linha), que é um modelo para publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos na internet especialmente desenvolvido para responder às necessidades de comunicação científica nos países em desenvolvimento, particularmente na América Latina e no Caribe.

As duas plataformas representam os principais indexadores eletrônicos para a divulgação científica. E o evento pretende disseminar os critérios, as novas ferramentas de controle de produção científica, as novidades e o funcionamento de ambas. As inscrições devem ser feitas pelo fone 3261-4103. As vagas são limitadas.