Verri, Gasparetto e Sperandio em frente ao Raio-X PanorâmicoA Clínica Odontológica da UEM inaugurou, hoje de manhã (11), o Setor de Radiologia, equipado como o mais moderno aparelho de Raio-X Panorâmico. Durante a solenidade, o chefe do Departamento de Odontologia, André Gasparetto, falou que a iniciativa para aquisição do equipamento começou em 2004.

Contou que o edital da Seti para esse fim foi publicado na sexta-feira e o prazo terminava na segunda-feira. Disse que foram dois dias, duas noites e duas madrugadas corridos para elaborar o projeto, que foi aprovado. Quase a metade do valor foi destinado ao Raio-X, que representa um enorme apoio para as várias áreas da Odontologia e ao sistema de saúde público.

O reitor Décio Sperandio disse que toda conquista na universidade pública deve ser celebrada, porque a universidade não conta com muitos que encampam suas causas. Destacou que era momento de reconhecimento e agradecimento pelo trabalho da Odontologia que tem significado muito para a UEM, tanto no ensino da graduação como no atendimento da população, e que agora se acentua com o mestrado. Salientou que isso vai ajudar a consolidar ainda mais o nome da UEM com uma das melhores do País.

O secretário de Planejamento do Paraná, Ênio Verri, falou de seu prazer em ajudar “minha universidade”, onde fez a graduação e o mestrado e, da qual, é professor. Lembrou de sua visita recente para entrega de equipamentos para o Hospital Universitário e informou que há possibilidades de que o HU receba R$ 4 milhões. O secretário aproveitou para informar que tem se reunido com o governador Roberto Requião e secretários de Ciência e Tecnologia, de Administração e da Fazenda para discutir a questão da readequação da carreira dos docentes das universidades estaduais. Finalizando, disse acreditar numa solução do caso.

Equipamento importado

O Raio-X Panorâmico foi adquirido com recursos do Fundo Paraná/Seti. Importado da Itália, no início da próxima semana, receberá um chip que permitirá que funcione como um tomógrafo convencional. Segundo a professora Lílian Cristina Vessoni que, juntamente com a colega Mariliani Chicarelli, passou por treinamento para operar o aparelho, o Raio-X Panorâmico permite uma visão global da maxila, da mandíbula e de todos os dentes, inclusive da articulação têmporo-mandibular. É útil para todas as especialidades odontológicas, especialmente para a ortodontia e a cirurgia buço-maxilo-facial. Esta última especialidade é oferecida pela UEM em curso de residência.

Vessoni explicou que a UEM já está oferecendo esse atendimento aos pacientes e que a demanda é grande. Como os custos das películas radiográficas e dos produtos químicos de processamento estão sendo bancados pela Clínica, não há como ampliar o atendimento. Outra preocupação é em relação aos altos custos de manutenção do aparelho. Neste momento, eles estão sendo cobertos pela garantia, mas é preciso se pensar nisso para quando ela vencer. Gasparetto, explicou que a UEM vai entrar com processo de credenciamento junto ao SUS. Para isso, está gestionando junto à Secretaria de Saúde do Paraná.