O Conselho Municipal Antidrogas, presidido pela professora da UEM, Maricelma Bregola, entrega documento com as diretrizes e propostas a serem implementadas neste ano e em 2009, à Câmara de Maringá, na sessão do dia 15, às 18 horas. O mesmo material será entregue aos representantes do poder executivo e legislativo, da Acim, das igrejas, associações de bairro, sindicatos, os vários conselhos municipais. A intenção é aglutinar todos os segmentos da sociedade na luta contra as drogas.

Bregola explica que a Câmara será a primeira visita em razão de algumas das ações dependerem de deliberação dos vereadores, como a criação de uma secretaria municipal sobre drogas, dotada de recursos humanos, materiais e financeiros. O documento é o relatório final da III Conferência Municipal sobre Drogas – Construindo Políticas Públicas, realizada em outubro de 2007.

As diretrizes são: atuação interinstitucional, articulando o trabalho com todas as instâncias que podem estar envolvidas, como órgãos públicos, conselhos municipais e estaduais, iniciativa privada e ONGs; e ampla mobilização da sociedade. As propostas passam pela criação da secretaria municipal sobre drogas; garantia de recursos para o Fundo Municipal Antidrogas no orçamento municipal; criação de um núcleo de estudos e pesquisas sobre drogas; convênio do município com o Estado e a União para repasse de recursos das apreensões ao Fumad; implantação de programa de capacitação de trabalhadores e colaboradores na área de drogas; capacitação dos conselheiros municipais; criação de programa municipal de prevenção; e várias outras.

O Conselho Antidrogas é formado por 34 pessoas, representantes da comunidade que trabalha na área (maioria da UEM), Ministério Público, polícias civil e militar, OAB, secretarias municipais de Educação e de Saúde, NRE, entre outros.