A Comissão de Sistematização de Reforma Administrativa e Acadêmica da UEM entregou, ao reitor Décio Sperandio, o texto final da Reforma. A entrega, que foi feita ontem (19), marca o fim do trabalho da Comissão, que desde 14 de agosto do ano passado vinha redigindo o documento a partir de sugestões individuais e coletivas apresentadas pela comunidade universitária. Para isso, diversos canais de debate foram abertos, incluindo uma assembléia realizada no início deste mês.

O professor Paulo Rosa, presidente da comissão e pró-reitor de Planejamento, contabiliza que foram recebidas 154 contribuições para o texto da Reforma. Também foram considerados a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Plano de Desenvolvimento Institucional, o relatório da Comissão Permanente de Avaliação, o rol dos itens elencados pelo Conselho Universitário para uma possível alteração Estatutária e Regimental, entre outros documentos. “No caso das propostas divergentes, conflitantes ou antagônicas, a comissão optou por aquelas que harmonizassem com as diretrizes gerais da reforma”, disse ele.

Lembrando que o texto completo está disponível para consulta na página www.asp.uem.br/reforma, o professor Paulo Rosa destaca que o trabalho empreendido pela Comissão buscou atender às expectativas da comunidade universitária analisando cada “proposta em detalhe e procurando garantir que as idéias fossem discutidas com isenção e responsabilidade”.  Em nome da Comissão, Paulo Rosa, também agradeceu pela confiança atribuída ao grupo, destacando o sentimento de gratificação pelo trabalho realizado.

O reitor encaminhou o documento para o Conselho Universitário, que irá debater e deliberar sobre a questão. Foram nomeados dois relatores, os professores Reginaldo Dias (DHI) e Nehemias Curvelo Pereira (DEQ). Eles farão as atualizações na página da Reforma, que permanece no ar para manter a comunidade universitária informada sobre a evolução do debate. O Conselho tem até 20 de maio para votar a matéria.