NEWSLETTER 06/2020-ASC - AÇÕES POSITIVAS CONTRA O COVID-19 (CORONAVÍRUS)

Newsletter 006/2020-ASC



Prezados Servidores e Acadêmicos da UEM,

Estamos iniciando mais uma semana. Muitos de nós isolados, mas não parados! Fica reforçado o convite para que possamos transformar um momento tão difícil como o que estamos vivendo na pandemia, num período de apoio à nossa sociedade, de todas as formas possíveis.

A cada semana que passa, mais ações são realizadas e mais pessoas alcançadas. É a Universidade contribuindo para a formação humana de nossos estudantes de Graduação e Pós-graduação, no aprendizado da flexibilidade, adaptabilidade e responsabilidade para com nosso entorno.

Juntos somos mais fortes! UEM contra o CORONAVÍRUS!

Quer contribuir? Participe! Conte-nos o que você está fazendo, por meio do email sec-asc@uem.br. ‍


1 - 50 ANOS da criação e 44 ANOS de reconhecimento da UEM pelo MEC! Dia 11 de maio, foi comemorado o aniversário de reconhecimento da UEM como Universidade. Leia a matéria completa neste link.

A data foi celebrada com o lançamento do novo arranjo do Hino Salve a UEM, trabalho de edição do professor do Departamento de Música e atual diretor de Cultura da Universidade, Rael Bertarelli Gimenes Toffolo, que contou com a participação de músicos da Orquestra de Câmera, que executaram o hino, cada qual da sua casa. Ainda não ouviu? Ouça e assista aqui.


2 - Ainda, falando de comemorações, na semana que se passou o Campus Regional do Vale do Ivaí da UEM, situado em Ivaiporã completou 10 anos. Conheça mais sobre este campus na matéria.‍


3 - Foi realmente uma semana de comemorações. O dia das mães, em meio à pandemia, não foi menos emocionante. O projeto de extensão “Médicos da Graça”, que infelizmente teve que paralisar suas atividades no hospital, preparou um vídeo especial com a “Doutora Bijú da Graça”. Se você é mãe, não deixe de assistir.

 
Outra ação emocionante no HUM foi a surpresa preparada pelo 4º Batalhão da Polícia Militar, coordenado pelo Subcomandante França, que recebeu as mães trabalhadoras na porta do hospital, com direito a discurso e banda. ‍


4 - Ainda, na sessão de comemorações, em tempos de Pandemia de COVID-19 é preciso destacar o dia Internacional do Enfermeiro, que foi comemorado como forma de agradecer a estes profissionais essenciais na luta pela saúde e combate às doenças.


O Departamento de Enfermagem da UEM, também está realizando, de forma remota, o VI Simpósio Internacional de Enfermagem, entre os dias 12 de maio a 12 de junho, com diversas lives que estarão disponíveis neste link.


05 - UEM Aprova atividades extracurriculares. Esta semana foi publicada a Resolução 004/2020 -CEP que prevê a realização de cursos, palestras e eventos de extensão de forma remota. O conteúdo dos Cursos de Extensão também poderão ser aproveitados como conteúdos curriculares.

Para propor as ações de extensão, a DEX/ PEC orienta que todo trâmite do projeto seja virtual e deve ser preenchido no Sistema de Gestão de Cursos e Eventos de Extensão www.npd.uem.br/sgcex/ , além disso, deve existir um tutorial de orientação do preenchimento, que pode ser acessado por este link.‍

Com a suspensão das aulas presenciais por decreto governamental (nº 4.258/2020 e nº 4.230/2020) e portaria institucional (nº 122/2020-GRE/Gabinete da Reitoria), também foram suspensos os estágios curriculares obrigatórios.  Os estágios não-obrigatórios (extracurriculares) podem ter continuidade neste período, observada a legislação federal, estadual e municipal, relativa à matéria. Saiba mais sobre assunto clicando aqui.‍

Com a possibilidade da oferta de atividades não-presenciais como meio para a realização de atividades voltadas ao ensino, pesquisa, extensão e cursos extracurriculares, o Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual de Maringá (NEAD-UEM) oferece o curso de Ambientação na Plataforma Moodle: instruções técnicas e pedagógicas, destinados exclusivamente aos professores da instituição, de forma gratuita.‍


6 - Pesquisadores da UEM continuam focados na busca de fármacos contra a COVID-19. Por meio da Rede UEM de Pesquisas em Emergências Epidemiológicas, estão sendo apresentados projetos de pesquisa a editais nacionais em busca de recursos financeiros para ampliar as pesquisas já realizadas. Como um dos exemplos das pesquisas, foram realizadas simulações computacionais que visam o desenvolvimento de fármacos a partir da estrutura molecular do vírus para encontrar moléculas com potencial de cura. Esta estratégia é chamada de reposicionamento de fármacos, onde um fármaco desenvolvido para tratar uma determinada doença, pode ser utilizado para tratar outra. Saiba mais neste link.  

Ainda sobre os novos fármacos, para que as pesquisas destes aconteçam e surjam possíveis vacinas, a UEM precisa de infraestrutura de biossegurança ainda mais arrojada. Esta necessidade foi tema da entrevista na rádio CBN com o Diretor de Pesquisa da UEM, Prof Dr. Cótica. Ouça a entrevista completa no link da rádio.‍‍


7 – Sobre a preocupação com pesquisas, esta semana a Profa. Dra. Larissa Bahls foi a um programa de TV da região de Maringá explicar sobre a imunologia da Covid-19 e porque não temos vacinas ainda. Assista a entrevista na íntegra neste link.


8 - A força da pesquisa da UEM em tempos de Covid-19 continuou repercutindo. Foi divulgada a participação da UEM, sobre os impactos da pandemia, em um trabalho de desenvolvimento de software em startups.

Outro destaque, foi o da Professora de Microbiologia, Tania Nakamura, em um blog da UNICAMP, que evidenciou a visão desta importante pesquisadora da UEM sobre a ciência.‍


9 - Pesquisadores do Departamentos de Estatística e Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM) apresentaram na terça-feira (12), no Auditório Dona Guilhermina, uma plataforma criada para o acompanhamento dos casos da Covid-19, que fornece uma visão de passado, presente e uma previsão quanto ao futuro, aos secretários de 30 municípios que compõe a 15ª Regional de Saúde do Estado do Paraná.


10 – O Curso de Pedagogia do Campus da UEM de Cianorte realizou uma roda de conversa ‘Jung e a educação dos educadores’, por meio do Laboratório de Educação e Complexidade (Laeco), via Google Meet, com a professora Rose Mary Kerr de Barros, psicóloga, mestre em educação (EFPEI) e Analista Junguiana pelo Instituto Junguiano do Rio Grande do Sul. Afinal, a UEM não para!


11 -  Lembra da notícia da semana passada sobre a produção de ganchos como apoio no combate à contaminação? Pois é! Confira os resultados: esta semana foram produzidas mais unidades a serem enviadas à SETI, em Curitiba, e para o HUM. Essa é uma atuação do Departamento de Engenharia de Produção e Departamento de Engenharia Mecânica, comprometidos com as ações contra a Covid-19.


12 -  Semana passada, também apresentamos os jogos desenvolvidos para a prevenção da violência doméstica. Pois já saíram mais jogos e a iniciativa ganhou destaque até fora do Brasil. O NUMAPE KIDs foi destaque no site Nova Escola e também na agência de Notícias The Breaker.


Mas a preocupação com o combate à violência também é assunto do PCA, Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente, que nesta semana realizou evento online e preparou um vídeo de orientação para crianças surdas, vítimas de violência, com legenda e Libras. Disponível nas redes sociais.


Problemas para visualizar este conteúdo?

Entre em contato no e-mail: sec-cpr@uem.br