Victor Hugo Mazon de Oliveira, mestre em Engenharia Urbana pela UEM e o orientador da dissertação, professor Carlos Humberto Martins, publicaram o livro AHP - Ferramenta Multicritério de Tomadas de Decisão - Shopping Centers. A obra apresenta a ferramenta AHP, de tomada de decisão, dando ao leitor uma perspectiva mais amena do método.

O livro partiu dos resultados do trabalho desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Os dados foram atualizados e os capítulos reescritos com novo enfoque. Os autores explicam que, por se tratar de um modelo matemático, e, portanto, metódico e sistemático, apresentá-lo com uma lógica de cálculo mais atrativa, com clareza de detalhes e com a simplicidade de uma solução organizada passo a passo torna o livro acessível a todos que desejam conhecer e efetivamente fazer uso do AHP.
Paralelamente à aplicação crua de um método, manifesta-se a relevância de se discutir e conhecer mais a respeito de um importante modelo de centro comercial de vendas como os shoppings centers. Aliar a virtude de encontrar respostas, peculiar a um método matemático, à expressão desses empreendimentos de vendas tão contemporâneos e significativos frente ao cenário mundial é o que torna esta obra atrativa, multidisciplinar e atual.
Segundo o professor Carlos Martins, a Editora Appris, de Curitiba, gostou do assunto, pois há pouca bibliografia na área e também por ser um tema muito atual por tratar de impactos de vizinhança e acessibilidade.
Victor de Oliveira defendeu a dissertação Estudo das Interferências de Logística nas Construções em Shopping Centers Utilizando o Método AHP, em março de 2012. Já foi professor colaborador da UEM. Atualmente faz doutorado na Universidade Federal de São Carlos na área de Construção civil.
A aquisição do livro pode ser feito neste link.

PROGRAMAS E LIVES DA SEMANA