Notas

  O Grupo Teatro Arte, Ética e Cidadania apresenta, na terça-feira (17), a peça O Auto da Barca do Fisco. O espetáculo começa às 19h30, no auditório do Luzamor, numa promoção da Uningá. É uma peça teatral educativa que faz um alerta sobre os prejuízos causados pela corrupção, desvio de dinheiro público e a sonegação fiscal. O autor é o professor Marcílio Hübner de Miranda Neto (UEM). Os atores são funcionários das receitas federal e estadual e da UEM. A iniciativa tem apoio da Associação SER.

Nos dias 18 e 19, o grupo apresenta a peça em Guaíra, no auditório da Unipar, numa realização da UEM e patrocínio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. O espetáculo será visto por professores e alunos da Unipar e dos ensinos médios e fundamental de Guaíra. Está prevista também a apresentação do grupo Música, Poesia e Cidadania. Eles estarão inseridos no evento A Interdisciplinaridade e a Construção da Cidadania.

A entrada é franca. Outras informações pelo fone 3261-4940.

Analisar o fenômeno religioso inserido em seu contexto histórico, esse é um dos objetivos do curso de especialização História das Religiões, oferecido pela Universidade Estadual de Maringá e cujas inscrições foram prorrogadas até o dia 30 deste mês.

O curso, que também tem como proposta suprir a necessidade de qualificação do professor de ensino religioso da rede pública e privada do ensino fundamental e médio, terá aulas quinzenais, sempre aos sábados. Podem se candidatar a uma vaga, portadores de diploma superior, interessados em estudar religião e religiosidades.

As inscrições podem ser feitas a uma taxa de R$ 50,00. A seleção dos candidatos será por análise de currículo. O investimento é de 24 parcelas de R$ 200,00. Outras informações no Departamento de História da UEM, Bloco G-34, fone (44) 3261-4328 ou site http://www.dhi.uem.br/histreli/index.html

 

A UEM aceita inscrições para o doutorado em Agronomia, de 1º a 11 de julho. As três áreas de concentração do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PGA) são: Produção Vegetal, Proteção de Plantas e Solos e Nutrição de Plantas. A área de Produção Vegetal oferece as seguintes linhas de pesquisa: Manejo e Produção Agrícola; Morfogênese e Caracterização Bioquímica e Molecular de Plantas. As linhas de pesquisa da área de Proteção de Plantas são: Controle de Doenças em Plantas de Interesse Regional; Manejo de Plantas Daninhas e Dinâmica de Herbicidas no Ambiente. A área de solos e nutrição de plantas oferece as linhas: Física e Manejo do Solo e da Água; Química e Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas.

Outras informações pelos telefones (44) 3261-8940 e 3261-8930 ou site www.pga.uem.br e no e-mail sec-pga@uem.br.

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais da Universidade Estadual de Maringá (PEA/UEM) abriu nova turma de doutorado em Ciências Ambientais. As linhas de pesquisa são em Ecologia de Áreas Alagáveis e Manejo de Reservatórios. As inscrições e entrega de proposta de projeto devem ser feitas de 16 a 30 deste mês. São oferecidas 7 vagas.

A seleção dos candidatos será feita pela análise de conhecimentos teóricos em Ecologia, análise de currículo, proposta de projeto compatível com os objetivos do programa e entrevista. O resultado será divulgado até 4 de agosto. As aulas começam no mesmo mês.

Em outubro, o PEA abre inscrições para o mestrado e mais uma turma de doutorado, com início das aulas previsto para março de 2009. Outras informações no site www.pea.uem.br.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas e o Departamento de Economia, da UEM, promovem a palestra A Crise dos Preços dos Alimentos. O tema será discutido pelo professor Geraldo Sant’Ana de Camargo Barros, livre docente do Departamento de Economia da USP e um dos maiores especialistas em agronegócio dos País. O evento acontece amanhã (17), às 18 horas, no auditório do bloco F-67, na UEM. Outras informações nos telefones (44) 3261-4905 e 3261-4987.  

A Universidade Estadual de Maringá realiza, no dia 21 deste mês, a partir das 10 horas, no Salão Paroquial de Diamante do Norte, o projeto UEM nos Bairros. O objetivo é oportunizar à comunidade os trabalhos e talentos, proporcionando uma alternativa de vivência universidade/comunidade.

O evento contará com a participação de médicos, dentistas e professores da UEM, com trabalhos de prevenção e esclarecimentos à comunidade das causas de várias doenças. Serão repassados ainda conhecimentos de cidadania, saúde, ambiental, empreendedorismo nas áreas de piscicultura em tanque rede, construções em bambu, entre outros. Advogados esclarecerão sobre a Lei Maria da Penha.

Haverá exposição de artesanatos da região, apresentações artísticas da Oficina de Dança da UEM e do Coral da Universidade. De lá de Diamante vão participar o grupo de Taikô, os violeiros do Colégio Agrícola e o grupo Charles Stone, da Apae.

Os visitantes também vão poder provar comidas típicas japonesas, ter informações sobre plantas medicinais e horta orgânica, por meio dos alunos do Colégio Agrícola, além de particpar de oficinas de artesanato em bambu, origami e bucha vegetal.