Notas

O grupo PET Agronomia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) promove o IV Cuca - Cultura e cidadania na Agronomia. Este ano, o foco do evento é a arrecadação de alimentos não perecíveis que serão destinados ao Lar Escola da Criança de Maringá.

Além disso, no dia 18 deste mês haverá apresentações musicais realizadas pelos próprios acadêmicos de Agronomia, durante os intervalos de aulas no período da manhã e da tarde, na praça comunitária às proximidades do Cajol (Centro Acadêmico José Lutzemberger) e livraria Eduem.

Nos dias 25 e 26 o grupo faz a coleta de alimentos. Os locais serão a sala do PET (bloco 7, sala 9), Cajol e secretaria do Departamento de Agronomia. Toda a comunidade acadêmica está convidada a participar.

Outras informações no PET Agronomia. O telefone é o (44) 3011-4304.

A Aiesec, organização internacional de jovens universitários, programou quatro palestras informativas sobre Empreendedorismo Sustentável: o desafio dos líderes de amanhã.

As palestras serão no dia 13 deste mês, das 8 às 18 horas, no Teatro Luzamor. Edemilton Pozza apresenta o tema Motivando para o Sucesso; Silvio Higor conta suas experiências na palestra Lições de Marketing de um Borracheiro; Raul Zermiani comenta sobre A Filosofia e o Líder que Sempre Vence & Três Passaos para a Liderança Responsável; por fim, Adrés Baldiviezo apresenta o tema Negócios que Reduzem a Pobreza.

As inscrições custam R$ 25,00 e devem ser feitas pelo site www.aiesec.org.br/site/escritorio/maringa ou ainda no escritório da Aiesec Maringá, localizado bloco D-67, sala 104, no câmpus sede da UEM. Outras informações pelo telefone (44) 3011-3688.

A comissão organizadora e julgadora reviu o resultado do concurso de logomarca para o programa Logomarca Humanizando UEM 2010. Após recurso contra o classificado em segundo lugar, deliberou por desclassificar Thomas Henrique de Faria Cosin. O terceiro classificado, Bruno Bacchiega Gonçalves, que participou com dois trabalhos (foto do segundo lugar), ficou classificado em primeiro e segundo lugares e recebe também um pen drive.

Para a seleção dos trabalhos foi composta uma comissão julgadora com cinco membros representantes do Hospital Universitário de Maringá e dos departamentos da área de saúde e humanas da UEM.

Mediações no Atendimento à Pessoa Surdocega e com Múltipla Deficiência Sensorial. Este é o tema da palestra que será realizada, no anfiteatro do bloco I-12 da Universidade Estadual de Maringá (UEM), nesta quarta-feira (10), às 19h30. 

As palestrantes serão Shirley Rodrigues Maia e Cláudia Sofia Indalécio Pereira representantes da Associação Brasileira de Surdocegos. Depois de uma seqüência de doenças (rubéola, caxumba, sarampo e catapora), Claudia ficou surda. Doze anos depois, por causa de uma retinose pigmentar, ela perdeu totalmente a visão – que já era fraca. Hoje, aos 39 anos, ela é surdocega e se comunica com as pessoas usando do método Tadoma. Shirley Rodrigues Maia é sócia fundadora da Associação Educacional Para Múltipla Deficiência e outro (presidente) do Grupo Brasil de Apoio Aos Surdocego e Ao Múltiplo Deficiente Sensorial. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial.

A proposta é proporcionar aos participantes reflexões sobre as mediações dirigidas a pessoas surdocegas e com múltiplas deficiências; discutir as relações entre pensamento e linguagem; possibilitar conhecimentos sobre as estratégias de superação da deficiência sensorial.

A realização da primeira edição da Jornada Internacional de práticas clínicas no campo social, organizada pela recém criada “Rede Universitária de Pesquisa e Extensão em Práticas Clínicas no Campo Social”, teve como temática “Diálogos entre a Sociologia Clínica, a Psicossociologia e a Psicodinâmica do Trabalho”. As atividades aconteceram na UEM, entre quarta e sexta-feira desta semana. Ao fim do evento, três convidados franceses visitaram o reitor Júlio Santiago Prates Filho.

“O interesse deste evento é atender a demanda que surge em função do papel do psicólogo diante da sociedade atual e da necessária ampliação, diversificação e definição de seu campo de atuação”, disse um dos coordenadores da Jornada, o professor da UEM Marco Antônio Rotta Teixeira.

O evento marcou o desenvolvimento e o intercâmbio científico entre pesquisadores do Brasil e da França através de seminários e mesas redondas, como também para alunos de graduação e pós-graduação, através da comunicação de pesquisas em curso ou já finalizadas. A ideia foi enriquecer a área de pesquisa e extensão das práticas clínicas no campo social ao proporcionar um diálogo entre duas importantes abordagens: a Psicossociologia e a Psicodinâmica do trabalho.

Para isso, a organização convidou três pesquisadores franceses. O sociólogo, sociólogo Clínico, Professor de Sociologia e do Master em Psicossociologia e Sociologia Clínica da Universidade Paris 7 “Denis Diderot”, Diretor do Laboratório de Mudança Social (LCS-PARIS 7), Dr. Vincent Gaulejac; a psicóloga social, psicossocióloga, professora emérita da Universidade Paris 7 “Denis Diderot”, professora do Master em Psicossociologia e Sociologia Clínica e Membro do Laboratório de Mudança Social (LCS –PARIS 7), Jacqueline Barus-Michel; e o psicoterapeuta, doutor em Psicologia Clínica e Filosofia da Psicologia (U.K.), Maîtrise em Filosofia e Sociologia e diplomado H.E.C., Professor de Psicologia clínica da Universidade Paris 8, Jean-Michel Fourcade.

Os dois primeiros foram recebidos pelo reitor nesta sexta-feira (5). Estavam acompanhados do professor Marcos Teixeira, que traduziu a satisfação dos pesquisadores sobre os debates e as trocas de experiências com os acadêmicos e professores brasileiros. Os franceses parabenizaram a UEM pela passagem dos 40 anos e pela vitória de um partido de esquerda nas eleições.

Prates Filho disse que era uma honra receber os dois na UEM e destacou que é papel da universidade incentivar o intercâmbio entre pensadores das diferentes áreas e que a graduação e a pós-graduação em Psicologia têm feito grandes progressos neste sentido. Finalizou, dizendo que esse empenho vai levar o grupo a concretizar a implantação do doutorado, nos próximos quatro anos.

As inscrições para o curso de especialização em Enfermagem em Viabilidade Tecidual e Tratamento de Feridas foram prorrogadas até 3 de dezembro. Os interessados devem efetuá-las na secretaria do Departamento de Enfermagem, bloco 1, ou na Diretoria de Enfermagem (HUM), com a entrega da documentação exigida. O curso, que será realizado de 4 de março de 2011 a 2 de junho de 2012, é destinado a enfermeiros e técnicos de enfermagem com graduação em Enfermagem do HUM e docentes do DEN. As aulas serão ministradas quinzenalmente às sextas-feiras à noite e sábados de manhã e à tarde.

A taxa de inscrição é de R$ 80. Os interessados devem acessar o site www.pad.uem.br/index.php?validacao=dcf_gruem, digitar o código de recolhimento 2606 no campo específico e pressione o botão validar; preencher os campos correspondentes e pressione o botão enviar; conferir dados do boleto bancário e imprimi-lo; anexar comprovante de pagamento (recibo do sacado) à ficha de inscrição do curso de especialização em Viabilidade Tecidual e Tratamento de Feridas.

Outras informações pelo site www.den.uem.br.

Onde estou?? Esse é o tema da exposição de artes plásticas, que está aberta até o dia 17 deste mês, no Museu da Bacia do Paraná, localizado na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

A exposição é composta por trabalhos de três artistas: Camila Franco, Mazza e Violin. Nas obras estão contidas mais do que as interpretações pessoais de cada um em relação ao espaço físico. Ali estão expressas as intenções e escolhas emanadas do mais íntimo lugar do ser, onde se pode dizer que realmente estamos.

O Museu da Bacia do Paraná pode ser visitado das 8h às 11h e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. É possível agendar visitas para escolas e/ou grupos de turistas e, também, a abertura do Museu no horário noturno. O telefone de contato é o (44) 3011-4294.