Programa de Pós-Graduação em Administração

Programa de Pós-Graduação em Administração
Ciências Sociais Aplicadas
Mestrado Acadêmico e Doutorado
O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPA) possui dois cursos, sendo Mestrado (2 anos), e Doutorado (4 anos). Há também o estágio de Pós-doutorado (1 ano). As duas linhas de pesquisa do programa são Estudos Organizacionais e Sociedade e Marketing e Cadeias Produtivas. Os docentes da primeira linha de pesquisa estudam organizações, teoria institucional, políticas públicas, internacionalização, sociologia econômica, território, antropologia, simbolismo, administração estratégica e dentre outros. Os pesquisadores da segunda linha de pesquisa estudam marketing, cultura e consumo, práticas de marketing e mercado, varejo, cadeias produtivas, sistemas agroindustriais, nova economia institucional, custos de transação, etc. O Programa é avaliado com conceito 4 pela Capes e possui bolsas de estudo da Capes, Fundação Araucária e CNPq.

O PPA-UEM foi criado em 2000 e desde então possui mais de 300 alunos formados. Os estudantes se especializam em termos de pesquisa nas áreas de administração, organizações, estratégia, internacionalização, aprendizagem organizacional, teoria institucional, simbolismo, sociologia econômica, cadeias produtivas, agribusiness, marketing, práticas de marketing, cultura e consumo, políticas públicas, dentre outros.

O PPA-UEM possui três convênios internacionais, sendo Université Quebec Trois Rivières (Canada), Università Perugia (Italia) e Ecole de Purpan (França), salas de aula, laboratórios, auditório e acesso as bases de dados.

Alunos do doutorado em administração possuem a chance de fazer um estágio de até 1 ano em outros países. No PPA-UEM, os alunos já foram para Canadá, Inglaterra, França e Estados Unidos, por exemplo.
Estudos Organizacionais e Sociedade;
Marketing e Cadeias Produtivas.
- Deisy Cristina Corrêa Igarashi
- Elisa Yoshie Ichikawa